Publicado por: blogdamariazinha | 04/04/2012

ES: campeão de furtos e roubos e a SESP nada fala

Foto da matéria do jornal A Gazeta de hoje, que fala dos índices de furtos e roubos no ES, onde uma empresária assaltada mostra a tranca de sua loja que foi arrombada. Enquanto isso a SESP não se pronuncia. Deve achar que não é assunto dela. Uma vergonha.

A cada dia uma notícia pior que a outra nessa área da segurança pública. Cotidianamente vamos percebendo o que – volta e meia – as estatísticas nos revelam: a absurda situação de insegurança que vivenciamos em nosso estado.

Hoje o jornal A Gazeta revela mais um sinal do descalabro a que chegamos. Ultrapassamos São Paulo e Rio de Janeiro no indicador de roubos e furtos por grupo de 100 mil habitantes.

Nós, os campeões, tivemos em 2011, computando-se apenas os furtos e roubos ocorridos na Grande Vitória, um índice de 908 roubos e furtos a cada 100 mil habitantes, São Paulo teve 755 e o Rio de Janeiro 660.

Não custa lembrar que no índice de homícidios a cada 100 mil habitantes já somos os vice-campeões, atrás apenas de Alagoas.

Como chamou a atenção a matéria do jornal A Gazeta se fossêmos considerar apenas a população da Grande Vitória – o que é o correto do ponto de vista estatístico, o nosso indicar subiria para 1.938 roubos e furtos para cada grupo de 100 mil habitantes.

A matéria cita a declaração de um empresário que, depois de ter o seu estabelecimento assaltado, procurou a polícia que disseram que “não tinha muito o que fazer” e que ele deveria, cúmulo do absurdo “investir em segurança particular”.

Isso é mesmo o fim da picada. Nós, os cidadãos, estamos entregues ao “Deus dará”. Da Polícia, seja Militar ou Civil, da Secretária de Segurança Pública, dos gestores dessas instituições, a começar pelo senhor secretário, nada podemos esperar.

O escândalo da situação é kafkiano.

Interessante notar que procurada, pela reportagem de A Gazeta, para comentar os números, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo não se pronunciou, nem retornou as ligações do jornal. A situação é assim mesmo, eles não tem nada para nos dizer. Devem estar esperando que todos os cidadãos contratem sua segurança privada e parem de “incomodar” a SESP e as polícias com essas demandas por segurança pública.

Seria engraçado, não fosse trágico como é.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: