Publicado por: blogdamariazinha | 23/03/2012

Coluna “Clássicos ou nem tanto”: Espírito Santo Futebol Clube – André Ehrlich Lucas e Lucas Vetekesky (2012)

Orgulho de vó ninguém segura. Muito feliz e orgulhosa com meu neto André (de óculos) e seu amigo Lucas por terem lançado o documentário Espírito Santo Futebol Clube, que fala das dificuldades de se fazer futebol em nosso estado. Não pude ir ao lançamento, mas já vou providenciar uma sessão especial aqui em casa para mim. Netos devem tratar bem suas avós, rsrsrs. Recomendo a todos que tiverem a oportunidade, especialmente aos que gostam de cinema, de futebol e se preocupam como ele anda em terras capixabas.

Espírito Santo vira documentário do Vitória Cine Vídeo Itinerante (Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/03/gazetaesportes/futebol/futebol_capixaba/capixabao/2012/serie_a/1148010-espirito-santo-vira-documentario-do-vitoria-cine-video-itinerante.html)
Equipe de Anchieta abriu as portas para o Filmes Ltda; Estreia será no dia 19 de março, às 20 horas, no Cinemark Vitória
GAZETAESPORTES.COM
O filme começa com a voz de um mendigo falando mal do futebol capixaba. E o trailer já mostra tudo. O documentário da Filmes Ltda sobre o Espírito Santo Futebol Clube trata das dificuldades do futebol capixaba. Com estreia marcada para o próximo dia 19, segunda-feira, no Cinemark Vitória, às 20 horas, a película guarda momentos de muito bom humor com um fundo contestador sobre as dificuldades vividas pelos times do Espírito Santo.
Apesar do panorama, o presidente do ES de Anchieta Cacá Stielber ressaltou a importância do projeto – totalmente independente do clube -, e sobre como surgiu a ideia da Filmes Ltda de colocar a equipe nas telonas.
“Eu ainda não vi o filme todo. Vou ver na segunda-feira também. O cineasta encontrou comigo e me perguntou se podia fazer. Disse que o clube estava de portas abertas. Ele foi lá, ficou no hotel, e depois se tornou nosso amigo. O filme mostra como começa um clube, as dificuldades. Tem o Vitória aí, que vai fazer 100 anos e nós, que começamos agora. É isso que ele mostra no filme. Não tem nada institucional. Ele poderia falar que o clube não tem dívida com Federação, com jogador, com ninguém, que trabalhamos com orçamento”, frisou Cacá.

17/03/2012 – 14h25 – Atualizado em 17/03/2012 – 14h25
Documentário ‘Espírito Santo Futebol Clube’ mostra dificuldades do futebol capixaba (Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/03/divirta_se/noticias/cinema/1152744-documentario-espirito-santo-futebol-clube-mostra-dificuldades-do-futebol-capixaba.html)
Lançamento do filme encerra o Vitória Cine Vídeo Itinerante, em sessão fechada para convidados
ERIK OAKES – GAZETA ONLINE

As dificuldade do futebol capixaba estão retratadas no documentário “Espírito Santo Futebol Clube”, de André Ehrlich Lucas e Lucas Vetekesky. O filme que estreia nesta segunda-feira (19), no Cinemark de Vitória, encerra o Vitória Cine Vídeo Itinerante.

Porém, o festival, que passou por 12 municípios capixabas apresentando sessões gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema, faz a exibição apenas para convidados.

O documentário narra a história do Espírito Santo Futebol Clube, que escapou por pouco do rebaixamento no ano de 2010, após tomar a maior goleada da história do campeonato capixaba. Sua sede fica nas margens da rodovia ES-060, e seu nome carrega o sonho de ser o maior time do estado.

Assim, a obra mostra o dia a dia dos dirigentes e a comissão técnica, que incentivam os jogadores na preleção no vestiário, e os consolam nas derrotas, na busca por patrocínio.

No release do filme, este assunto fica explícito na seguinte parte: “Preparação, motivação, euforia, expectativa, orações e burocracia. Para o time jogar é preciso conseguir o patrocínio. E a equipe de filmagem, a pedido do presidente do clube, percorre a cidade criando um burburinho para ajudar o time a receber o apoio que precisa”.

“Espírito Santo Futebol Clube” ainda mostra o presidente do time de Anchieta, Cacá Stielber, cheio de espectativas e sando a realização do filme em sua busca de recursos.
“Eu ainda não vi o filme todo. Vou ver na segunda-feira também. O cineasta encontrou comigo e me perguntou se podia fazer. Disse que o clube estava de portas abertas. Ele foi lá, ficou no hotel, e depois se tornou nosso amigo. O filme mostra como começa um clube, as dificuldades”, disse Cacá em entrevista ao Gazeta Esportes.

A câmera então passa a fazer parte do clube, captando um retrato afetivo desse time, que espelha uma realidade comum a maior parte das equipes de futebol.

Além do lançamento do documentário, o Vitória Cine Vídeo Itinerante exibirá os curtas-metragens: “A Ilha”, de Alê Camargo, e “Doido Lelé”, que entre os 11 curtas-metragens exibidos ao longo do festival móvel ganhou como o melhor curta desta edição pelo voto do júri popular.

Serviço:
Encerramento 18º Vitória Cine Vídeo Itinerante
Exibição dos curtas “Doido Lelé” e “A Ilha” e lançamento do documentário “Espírito Santo Futebol Clube”
Dia: segunda (19)
Horário: às 20h
Local: Cinemark, Shopping Vitória


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: