Publicado por: blogdamariazinha | 19/03/2012

Governo prevê vazamentos na Baía de Campos e faz o que?

Mais um vazamento da Chevron e o governo fica só fazendo declarações de raiva - como se nada tivesse a ver com o fato - e de que o pior ainda pode acontecer, mas e a fiscalização? E o plano de contingência?

Essa é boa, para dizer exatamente o contrário, quando, como antigamente, se usava essa expressão. O governo anunciou – depois desse novo vazamento da Chevron que já causa uma mancha bastante grande – que toda a região da Bacia de Campos está sujeito a vazamentos.

Fico eu aqui pensando no nosso Espírito Santo e imagino que também corremos o mesmo risco, visto a grande quantidade de poços que se explora em nosso litoral e os outros tantos que ainda estão por se abrir.

O pior de tudo é perceber que os tais planos de contingência para acidentes dessa natureza, que as regulamentações do setor exigem, não são colocados em prática e nem apropriadamente analisados pelos órgãos governamentais.

Parecem que o que querem mesmo é apenas cobrar as multas vultosas e aparecer na imprensa criticando as empresas, como se órgãos como a Agência Nacional de Petróleo e da área de meio ambiente não tivessem que fiscalizar as coisas antes de acontecer.

Esse tipo de atitude, no entanto, é típica desse modo de governar. Gostam de falar, gostam de dinheiro, mas de trabalhar em prevenção e em políticas de longo prazo nada, nadinha.

Por isso, para dar a impressão de que estão trabalhando ficam fazendo esse tipo de declaração. Vão fazer o que? Esperar o desastre acontecer?

Em tempo: Esse tipo de situação, mais uma vez, coloca a evidência de porque existe o pagamento dos royalties. Os estados produtores têm que ter forças tarefa, ou o quer que seja, para combater esse tipo de ocorrência de maneira imediata. Assim poderemos, sempre, mostrar para que existem os royalties de uma maneira bem didática para os que querem nos tirar esses recursos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: