Publicado por: blogdamariazinha | 16/03/2012

Uma manchete que poderia ser diferente

Como seria bom se esse concurso mais esperado do ano fosse para cargos de professores e médicos, não acham?

A manchete principal do jornal A Gazeta de hoje, “Saem as regras do concurso mais esperado do ano”, fala do concurso da Polícia Federal, que abriu 600 vagas para o cargo de Agente Federal – em todo o país – com salários de cerca de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais).

Não tenho nada contra a Polícia Federal. Na verdade já faz um bom tempo que essa instituição tornou-se uma referência positiva no combate à corrupção. Tenho, portanto, principalmente, elogios a fazer a Polícia Federal.

Para mim, no entanto, seria maravilhoso quando pudermos ter uma manchete dessas, “do concurso mais esperado do ano”, para cargos de professores e médicos. Acho que aí sim, estaríamos numa sociedade que valoriza a vida nas suas dimensões mais importantes, aí sim, estaríamos numa sociedade que se preocupa com o presente e o futuro dos seus de uma maneira efetiva, e não só no discurso.

Evidente que a culpa não é do jornal A Gazeta. As pessoas buscam concursos públicos que oferecem boas remunerações para as suas capacidades e habilidades e, infelizmente, os concursos para médicos e professores não oferecem isso – ao menos ainda – em nosso país.

O que vemos na realidade, por exemplo aqui em Vitória, é o sucateamento da educação pública. Segundo estava ontem no jornal A Gazeta, um diretor do Sindiupes denunciava que professores, mesmo sem a formação adequada, estão lecionando mais de uma disciplina. Segundo esse diretor “o ano letivo em Vitória não começou”.

Com certeza, se queremos mudar a situação que temos nesses dois campos tão importantes, sensíveis e precários da sociedade – medicina e educação – temos muitas coisas a fazer, mas pagar dignamente aos profissionais dessas áreas é uma coisa importante.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: