Publicado por: blogdamariazinha | 16/03/2012

A proibição do uso do Twitter determinada pelo TSE é um erro

Totalmente contra a decisão do TSE de proibir o uso do twitter por parte dos candidatos nesse momento. TSE tem mais o que fazer do que ficar vigiando twitter.

Nem tudo na vida em sociedade é possível de ser regulado. Existem coisas que não se deve regulamentar. Se você regulamente, você deve controlar, se você controla você deve punir. Se você não pune, acaba por exatamente estimular o comportamento contrário ao que se queria promover com aquela tal regulamentação.

Além disso existem coisas que me parecem impossíveis – além de desnecessárias e até mesmo antidemocráticas – mesmo de regular. Esse me parece é o caso da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir o uso do twitter por parte de candidatos (na verdade o que temos atualmente são pré-candidatos) para divulgar mensagens de caráter eleitoral.

E se alguém quiser criar um twitter do tipo “eu apoio fulano” e começar a disparar mensagens sobre o seu candidato? E se alguém que não gostar do mesmo “fulano” resolver criar um twitter para espalhar mensagens falsas sobre ele? Não poderá responder?

As possibilidades positivas e negativas que se abrem são infinitas, e como irá o TSE controlar isso? Por sinal, os jornais estão falando na proibição do twitter. Outras redes sociais foram proibidas? Facebook? Orkut?

Não me parece, ainda, justo e razoável impedir desde o início que os pré-candidatos utilizem a Internet, bem como as várias redes sociais que a compõem, um momento em que seria de todo importante para os pré-candidatos falarem de suas ideias e ouvirem críticas e sugestões de uma forma mais próxima do que durante a campanha eleitoral, quando, por conta das próprias necessidades do processo eleitoral essas possibilidades são mais remotas.

Realmente não gostei e não concordo com essa decisão do TSE. Acho que ele tem coisas mais importantes a fazer do que ficar vigiando twitter de candidatos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: