Publicado por: blogdamariazinha | 12/03/2012

Sobre as sacolinhas plásticas para compras de supermercado

Devemos estimular a consciência ecológica e incentivar o uso de sacolas duráveis, mas os ganhos com a redução de custos devem, também, ser repassados ao consumidor.

O jornal A Gazeta divulgou hoje pesquisa do Instituto Futura que mostra que 77% dos cidadãos da Grande Vitória são contra a cobrança das sacolas pláticas para compras em supermercados.

De modo interessante, no entanto, 42,6% dos entrevistados se posiciona a favor do fim das sacolinhas e 41,1% são contrários ao seu fim.

A argumentação principal para o fim das sacolas é a questão do meio ambiente, e, por isso, é algo que a priori devemos levar em conta e, ao meu juízo, apoiar.

No entanto, uma questão que se levanta é a questão dos custos dos supermercados. Todos eles, para nos fornecer as ditas sacolinhas, tinham um custo, que era ampliado, inclusive, pois todas elas tinham nome e logomarca dos respectivos estabelecimentos.

Esses custos, penso eu, agora extintos, pois quem quiser usar as sacolinhas pagará por elas, precisam ser repassados para o consumidor. Numa economia estável, como a que temos, qualquer tipo de redução de preços é bem vinda e impacta na vida das famílias.

Por isso, penso eu, deveria ter o Ministério Público, no termo de ajuste de conduta que assinou com as entidades supermercadistas e os municípios, forçado a um levantamento desses custos e o seu respectivo repasse, total ou ao menos parcial, para os preços.

Tanto é verdade que muitos supermercados de Vitória, onde a norma já está valendo, estão dando um desconto de R$ 0,03 (três centavos) a cada 5 produtos comprados. Será esse um valor aceitável? Não sei. Precisaríamos saber sobre custos para fazer essa discussão. Assim penso eu.


Responses

  1. Acho que é um discurso vazio… o problema não é a sacolinha… o lixo vai ter que ir embalado de alguma forma. Se não for com a sacolinha vai se no saco de lixo… uma posição muito questionável da APAS… penso que se tivessem interesse em defender o meio ambiente, com certeza teriam ações positivas mais eficazes. A grande verdade é que viram a grande oportunidade de vendas das sacolinhas. Enfim… nós é que pagamos o pato, digo o saco…
    http://blogdoantiquado.blogspot.com/2012/04/supermercados-x-fabricas-de-sacolinhas.html


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: