Publicado por: blogdamariazinha | 07/03/2012

Deputados reclamam de vetos “só pra inglês ver”

Deputados estaduais reclamam dos vetos, mas disso não fazem nada, só discursos para inglês e para aumentar poder de barganha. Uma tristeza.

Essa expressão é antiga. Salvo engano, surgiu ainda no século XIX quando primeiro os governantes portugueses, depois já brasileiros, colocavam coisas em tratados com a Inglaterra que não iriam cumprir. Era só pra inglês ver.

Esse me parece ser o caso da reclamação que vejo hoje estampada nos jornais A Gazeta e A Tribuna por parte de alguns deputados estaduais em relação aos vetos que o Palácio Anchieta – leia-se Governo estadual – tem aposto em inúmeros projetos de lei aprovados na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES).

Muito “interessante” que esse tipo de coisa apareça exatamente no dia seguinte áquele bate-papo de amigos, como muito bem definiu o jornalista Leonel Ximenes, responsável pela Coluna Victor Hugo do jornal A Gazeta, que foi a tal prestação de contas do governador do estado no dia anterior.

Não acredito nem um pouquinho que esse tipo de situação possa vir a nos proporcionar um poder legislativo mais autonômo e com mais ação própria no campo legislativo ou de fiscalização ou até mesmo no âmbito da discussão de políticas públicas.

A coisa chegou a um ponto tal de demagogia que os deputados reclamam dos vetos, mas todos eles, quando chegam para ser votados pela ALES, são mantidos. Tem deputado que vota a favor do veto a projeto que ele próprio apresentou. Se é assim, para que apresentou o projeto?

Esse tipo de coisa, na verdade, me cheira apenas uma tentativa de se cavar mais espaço no governo estadual – leia-se cargos – e nas articulações eleitorais para 2012 – leia-se melhores vagas em chapas.

Triste perceber que, para a grande maioria dos nossos representantes, o que está em jogo é tudo menos o interesse público. Depois dizem não conseguir perceber porque os brasileiros desprezam a política e os políticos. Os bons políticos, que existem, acabam pagando por esses péssimos exemplos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: