Publicado por: blogdamariazinha | 29/02/2012

Virtualidade demolida: o rápido fim da faixa de ônibus na atual Terceira Ponte

A Rodosol já acabou com a virtualidade da via exclusiva para ônibus com a atual estrutura da Terceira Ponte.

Uma das virtualidades que o governo do estado divulgou na semana que passou já foi demolida, bastante rapidamente, inclusive.

A Rodosol, empresa responsável pela Terceira Ponte, afirmou ontem, conforme matéria publicada hoje no jornal A Gazeta, que a tal faixa exclusiva para ônibus na atual estrutura da Ponte é impossível. Só com a ampliação da via, que tem um custo estimado de R$ 186.000.000,00 (cento e oitenta e seis milhões de reais) e prazo de 30 meses para ficar pronta, seria possível termos uma via exclusiva para o transporte coletivo.

Lógico que esse prazo de trinta meses é só para a obra, pendente, ainda, toda a discussão pública para se resolver como vai ser custeado esse montante. Será pago pelo governo? Será pago com o aumento do valor do pedágio? Será pago com a prorrogação do contrato de concessão da Ponte?

Essas são discussões importantes e que políticos populistas têm receio de fazer. Isso demanda tempo, capacidade de ouvir, de realizar estudos técnicos e de convencer os eventuais opositores. Será que terão coragem? Será que irão querer enfrentar o problema?

De todo modo é muito bom sairmos do discurso fácil e demagógico, que nada acrescenta, a não ser vãs esperanças, e passarmos para o terreno das possibilidades concretas e das dificuldades que elas nos trazem. Vejamos se agora o governo se convence de que essa política de virtualidades a nada conduzem, a não ser, além de expectativas infundadas, a rápidos desmentidos e um processo de desmoralização pública.

Passemos aos debates sérios de políticas públicas de mobilidade urbana, tão necessárias à Grande Vitória.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: