Publicado por: blogdamariazinha | 27/02/2012

Senado vota proposta de reforma política, será que é mesmo?

Dizer que isso que o Senado vai votar em março próximo é querer subestimar a inteligência dos cidadãos. Não venham com essas coisas senhores senadores.

Fiquei feliz quando li o título hoje “Senado vota proposta de reforma política” no jornal A tribuna. A felicidade, no entanto, acabou ainda no primeiro parágrafo da matéria.

Na verdade mesmo a maioria dos senhores e senhoras senadoras, diante do nada que têm a apresentar aos cidadãos brasileiros nesse quesito – reforma política – resolveram cuidar apenas dos seus interesses e votar aquilo que para eles importa, disfarçando com o ambicioso título de reforma política.

O que eles irão votar no próximo mês de março, data de 21 marcada para tal, são apenas três questões: a mudança de data na posse de presidente, governadores e prefeitos, algo bastante sensato; a exigência de referendo para qualquer alteração no sistema eleitoral, o que não muda nada e dificulta ainda mais qualquer mudança, e, por último, e aqui vejo o real objetivo da coisa toda, o projeto de financiamento público exclusivo para campanhas eleitorais. Pode-se chamar isso de reforma política?

O que as excelências senatoriais que defendem esse projeto querem é, na prática, colocar mais dinheiro público para gastos de campanha – hoje os custos anuais com financiamento dos partidos e renúncia fiscal para os programas eleitorais gratuitos já passa de R$ 1,1 bilhão por ano, sem nenhuma garantia de que o financiamento via caixa 2 vai acabar.

O negócio, então, será apenas garantir mais bilionários gastos de dinheiro público para campanhas eleitorais. Sou contra, absolutamente contra, não vejo nenhum ganho para a sociedade com esse tipo de coisa. Se me garantissem que não haveria mais caixa 2, seria um preço aceitável a se pagar, penso eu, mas não podem dar essa garantia, apesar dos demagógicos discursos que fazem para defender essa proposição.

Fiquemos atentos e pressionando os parlamentares para que votem contra isso.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: