Publicado por: blogdamariazinha | 15/02/2012

Será que vai ser hoje? STF retoma julgamento da Lei da Ficha Limpa

O STF está retomando hoje o julgamento da Lei da Ficha Limpa. Vamos esperar que o Supremo valide a sua aplicação para as eleições desse ano.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na sessão de hoje o julgamento da constitucionalidade da lei da Ficha Limpa. Dois ministros, Joaquim Barbosa e Luiz Fux, já votaram aprovando a validade da Lei. Agora quem está dando o voto, segundo vejo aqui no site G1 (www.g1.com.br), que está transmitindo a sessão ao vivo, está votando o ministro Dias Tófoli, e a conversa dele não está parecendo boa para a Ficha Limpa. Acho que vai votar contra.

De todo modo estou confiante de que, seja a discussão terminada hoje, seja em dia mais adiante, a Ficha Limpa vai ser aprovada.

O país, o nosso sistema político, a nossa democracia, a nossa República, nossos princípios constitucionais assim o reclamam. Não é possível que – depois de um dos mais belos processos de mobilização política de nossos cidadãos – o Supremo, mesmo que produza alguma pequena mudança na Lei aprovada, não garanta a aplicação da Ficha Limpa para as eleições de 2012.

Seria enorme decepção que o STF causaria a todos os cidadãos se não permitisse a Lei a sua aplicação. A Lei que transformou a compra de votos em crime, Lei 9840/99, foi uma primeira vitória no campo político da possibilidade que os cidadãos têm em nosso país de apresentar projetos de lei de iniciativa popular, a Ficha Limpa, repito, no âmbito político, é a segunda. Merece ver a luz da vida para que possa produzir seus saudáveis efeitos de aprimoramento de nossa vida política. Vamos torcer.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: