Publicado por: blogdamariazinha | 13/12/2011

Peleguismo empresarial

Mamando nas grandes tetas do estado, muitos empresarios, e suas entidades, assumem posição totalmente subserviente aos governos de plantão, o caso de Fernando Pimentel e FIEMG demonstra isso, mais uma vez.

Li em algum lugar, acho que na coluna de Cláudio Humberto, que um senador destacava o fato de que essa crise em torno das “consultorias” de Fernando Pimentel, com a presença destacada da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) como uma de suas “clientes” mostrava a nova face do peleguismo, não mais o sindical, mas agora o empresarial.

Num ambiente de forte intervenção estatal nos assuntos econômicos, retomada pelo governo Lula, combinada com um estado, ainda, com fortes características patrimonialistas, desenvolveu-se, seja no âmbito federal, seja no âmbito estadual, uma forte relação de intervenção-controle-conluio entre as estruturas governamentais e as associações empresariais e os grandes empresários, aquilo que alguém definiu como “capitalismo de amigos”.

Nesse “capitalismo de amigos” nada mais “natural” do que essa subserviência de entidades empresariais e grandes empresas aos desejos, mesmo que os mais desatinados, do poder. O caso da Vale, com a substituição do seu ex-presidente Roger Agnelli é apenas um exemplo. O caso das consultorias do senhor ministro Fernando Pimentel é outro.

Essa é uma das razões, penso eu, para a grande dificuldade que a sociedade brasileira tem para se mobilizar para causas não corporativas. Esse controle que os governos exercem nas instituições que, tipicamente, são responsáveis pela mobilização da sociedade acabam por minar por completo a possibilidade de qualquer movimento de caráter mais geral, somente as causas corporativas e os interesses privados e privatizantes conseguem vez num ambiente político como esse.

Essa é a grande tragédia para a política brasileira. Vai demorar algum tempo até conseguirmos atingir uma capacidade mínima de mobilização para causas de interesse geral dos cidadãos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: