Publicado por: blogdamariazinha | 12/12/2011

Moradores do Pará dizem não ao desperdício de dinheiro público

Os moradores do Pará rejeitaram a divisão do estado. Achei uma boa posição. Temos que pensar, no Brasil inteiro, isso sim, como fazer para melhorar a vida de todos os cidadãos, especialmente os do interior, com mais e melhores serviços públicos.

Dois terços dos eleitores do pará disseram não a divisão do estado e, principalmente, penso eu, ao desperdício de dinheiro público. Foi uma vitória do bom senso.

Evidente que o fato de um terço dos eleitores apoiar a proposta de separação demonstra um descontentamento com o poder estadual atual que deve ser levada em conta. Evidente que isso aponta para demandas não atendidas, como, a bem da verdade, tem os cidadãos brasileiros de todos os estados, uns um pouco mais, outros um pouco menos.

Não seria, no entanto, com a divisão de, praticamente, do mesmo bolo tributário para sustentar um custo fixo muito maior que iria sanar os problemas dos cidadãos do interior do Pará.

Com os novos estados ganharíamos mais 2 tribunais de justiça, com muitos desembargadores e assessores; dois tribunais de contas com sete conselheiros cada e muitos assessores também, duas assembleias legislativas, dois ministérios públicos, ambos com seus membros e assessores; dois comandos da polícia militar e do corpo militar de bombeiros, além de 16 deputados federais, oito para cada novo estado, e seis senadores, três para cada um. Isso sem citar as várias secretarias de cada governo estadual (Poder Executivo) e os seus inúmeros cargos comissionados e servidores concursados.

Não me parece que, de forma alguma, essa estrutura burocrática caríssima iria atender aos anseios dos paraenses do interior por uma maior quantidade e melhor qualidade dos serviços públicos atualmente prestados. É isso, penso eu, que se deve buscar em todo canto do país. Esse é o problema que se deve buscar resolver. Tanto no Pará, quanto aqui no Espírito Santo, quanto em todo canto desse país.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: