Publicado por: blogdamariazinha | 07/12/2011

Logomarca plagiada

Tanto o Governo do estado quanto a Casa Amarela têm que vir a público imediatamente dar explicações. O dinheiro, eventualmente pago, deve ser devolvido e a logomarca abandonada.

Li, chocada, a nota da Coluna Victor Hugo de hoje, que mostra a similaridade – quase igualdade como pode se ver acima – entre as logomarcas do Governo do Estado do Espírito Santo e de um site cultural de Berlim, capital da Alemanha, (Creative City Berlin).

A logomarca do governo do estado foi “criada” pela Casa Amarela, agência da marqueteira Bete Rodrigues, que, por sinal, foi a responsável pela campanha de Casagrande.

Tanto a Casa Amarela quanto o governo do ES têm que vir a público dar informações e explicações detalhadas sobre o caso. Temos que ser informados, inclusive, se e quanto o governo pagou pela logomarca e tudo mais, processo de criação, desenhos iniciais da logomarca, acessos aos sites de internet por parte da Casa Amarelo, para ver se eles passaram pelo site da cidade de Berlim e mais, muito mais. Menos do que isso é inaceitável.

Plágio, como já disse há algum tempo, além de crime, é falta de ética (https://blogdamariazinha.wordpress.com/2010/10/21/plagio-alem-de-crime-e-falta-de-etica/).

Penso, ainda, que o dinheiro eventualmente pago pela logomarca tem que ser restituído aos cofres públicos, a logomarca abandonada e realizado um concurso público para a definição da mesma.

Triste que isso tenha vindo de uma empresa de pessoa com currículo tão vasto e reconhecido, mas, como diz o ditado, “pau que dá em Chico, dá em Francisco”. Plágio – intencional ou não, sejamos condescendentes até a verdade vir à tona de forma oficial – não pode ser aceito, e, esse, me parece, é um caso óbvio. Uma vergonha, uma tristeza.


Responses

  1. Logomarca não é o termo correto, seria assinatura visual, que é a junção de símbolo e logotipo (texto). Hoje o conceito de marca vai muito além do símbolo corporativo.

  2. não importa qual o nome que você vai dar, logo,logomarca,logotipo,assinatura visual e etc..
    O fato é que foi um plágio ridículo e absurdo, sou designer gráfico e tenho
    vergonha de um profissional desse.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: