Publicado por: blogdamariazinha | 05/12/2011

Pesquisa revela o mal que os vereadores fazem a democracia

Essa pesquisa da Futura coloca aos que defendem a democracia uma preocupação bastante grande. Repensar o poder e suas práticas, urgência urgentíssima.

Pesquisa do Instituto Futura, publicada hoje no jornal A Gazeta, revela o estrago que os vereadores causam a sua própria função.

Os dados são aterradores. Mostram, inclusive, como a população de Vitória, mais escolarizada na média que a população dos outros municípios da Grande Vitória que foram pesquisados (Vila Velha, Serra e Cariacica) é a que mais rejeita o Poder Legislativo Municipal. Seria interessante que esses dados fossem publicados com um detalhamento maior.

No entanto, nem todos os dados, diante dos absurdos que são cotidianamente cometidos pelos senhores edis, são tão ruins. Poderíamos esperar coisa pior.

Cerca de 65% considera o papel das câmaras municipais como fundamental, muito importante ou importante; 35,4% ainda conseguem considerar o trabalho feito pelos vereadores como regular e 17,8% o consideram ótimo ou bom.

Agora os dados ruins. 80,7% não se sente representado pela atual Câmara de Vereadores de seu município; 79,9% considera com os vereadores têm um número muito alto ou alto de assessores; 75,1% consideram que os vereadores não cumprem com o papel de representar o interesse dos cidadãos.

Não por outro motivo 87,2% são contra o aumento do número de vereadores e 96,2% são contra possível aumento de salário para vereadores. Por isso também, num círculo vicioso, podemos perceber a pouca atenção que os cidadãos dispensam a eleição de seus representantes municipais. 55% não lembra em quem votou na última eleição de vereador, que foi em 2008.

Esses dados colocam a imediata necessidade dos senhores vereadores repensarem as suas práticas, se é que são mesmo sérios no seu fazer político, e da própria instituição repensar o seu papel institucional, o seu espaço dentro da democracia. Esse, penso eu, é um debate importante se queremos ganhar a credibilidade dos cidadãos para a política e as instituições.

Você pode ver a matéria no Gazeta Online: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/12/noticias/a_gazeta/politica/1049596-maioria-e-a-favor-de-acabar-com-camara.html


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: