Publicado por: blogdamariazinha | 05/12/2011

Estante Virtual da Mariazinha: O mapa do tempo – Félix J. Palma (2010)

Esse me foi indicado por um amigo que sugeriu que colocasse na lista de compras para o fim de ano para ler no verão. Segundo ele, em quem confio no julgamento, é um delicioso romance que mistura - em grande sincronicidade e sagacidade - personagens reais e fictícios. Uma história que se passa no fim do século XIX e tem entre seus personagens o famoso H. G. Wells, o homem elefante e tantos outros. Vale muito a leitura. Já está na minha lista.

Resenha: http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2010/11/o-mapa-do-tempo-felix-j-palma.html

O Mapa do Tempo de Felix J. Palma é uma história de aventura que nos transporta para uma época onde as infinitas possibilidades no campo da ciência e a batalha do homem para vencer suas barreiras estavam em seu auge. Vivenciamos um século, cujo solo fértil e a curiosidade científica, despertou a imaginação de escritores e o apreço dos leitores.
Dividido em três partes, cada uma contando histórias diferentes, mas interligadas pelo mesmo assunto…viagens no tempo.
~~~*~~~
Há oito anos a vida de Andrew Harrington era vazia e sem sentido. O homem que aterrorizou Londres no ano de 1888 – Jack; O Estripador – matou Marie, o amor de sua vida.
Não havia motivos para continuar vivendo assim, a morte seria uma libertação para seu espírito atormentado. Mas a notícia de que o famoso escritor H. G. Wells – autor do fantástico livro A Maquina do Tempo – realmente possuía tal maquina e que viajar no tempo era possível, lhe trouxe a esperança de mudar o passado. Faria o que fosse necessário, mas daria um salto de oito anos e salvaria Marie da morte. Andrew teria uma nova chance de ser feliz.

Claire Haggerty gostaria de ter nascido em outra época, era uma mulher fora de seu tempo. Não se interessava por rapazes comuns e nunca foi seduzida pelo casamento ou pela rotina pacata das senhoras da época. Ela queria amar, sentir prazer e viver sem restrições. Quando soube que a empresa “Viagens Temporais Murray” prometiam viagens ao ano 2000, Claire percebeu que essa seria sua chance de mudar de vida. Mas o futuro não era um lugar tranquilo, a Londres do ano 2000 estava em ruínas, destruída pela guerra entre os homens e os autônomos. Em meio ao caos Claire encontra o amor, um romance improvável e impossível, porém a fé nessa paixão mudará seu destino.

H.G. Wells escreveu “A Maquina do Tempo” e sua obra foi um grande sucesso, mas ele não acreditava que viajar através da malha do tempo ou viver uma história alternativa fosse possível. Toda sua crença será abalada quando um viajante do tempo planeja matá-lo e roubar-lhe o manuscrito de seu último romance. Wells terá uma surpreendente revelação e uma inquietante escolha a fazer.
~~~*~~~
O Mapa do tempo é um livro difícil de resenhar, pois spoilers tirariam todo o brilho e as surpresas que a história nos reserva. Desde a primeira página somos surpreendidos com a qualidade do texto de Felix J. Palma. A narrativa é muito elegante e detalhista, deslumbrando o leitor com suas descrições e originalidade. A Londres do século XIX é apresentada ao leitor como uma cidade rica culturalmente, mas cheia de vielas purulentas.
O autor narra a história como um observador externo…um narrador que a tudo vê e tudo sabe e, esse narrador, se dirige diretamente ao leitor, nos guiando e nos convidando a acompanhá-lo através das viagens do tempo. A presença de personagens reais e históricos como Jack, O Estripador; Bram Stoker, G.H. Wells – autor de A Maquina do tempo – conferem ao livro um ar verossímil à Londres de 1896.

A trama oscila entre momentos emocionantes e outros de extrema calmaria, mas que lentamente nos conquista. Não é um livro para ser devorado e sim apreciado página por página. As descrições detalhadas e, algumas reflexões sobre as consequências de viajar através da malha do tempo, podem desagradar leitores impacientes. Mas para mim, todas as explicações, divagações e teorias, no final, se mostraram imprescindíveis para o arremate da trama. Mesmo sendo uma história complexa que passeia entre passado, presente e futuro não consegui identificar arestas ou furos na trama.

A máquina do Tempo é um livro que explora o fantástico e o real de forma muito sedutora, induzindo o leitor a imaginar o que faria, ou o que mudaria em seu passado se fosse possível viajar no tempo.

Palma, Felix J. O Mapa do Tempo. Intrínseca, 2010. 468 p.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: