Publicado por: blogdamariazinha | 02/12/2011

Copa do Mundo de 2014: velocidade das obras x crescimento dos custos

Eu, sinceramente, não acredito que as obras para Copa do Mundo de 2014 vão gastar somente o que está previsto pelo TCU aí nessa tabela, além de demorarem e serem feitas às pressas, talvez por isso mesmo estejam atrasando, serão ainda mais caras, absurdamente caras.

O orçamento das obras da Copa do Mundo de 2014 não para de aumentar, tal qual os escândalos que as envolvem, como já temos o caso de Cuiabá e alguns outros “menores”, já as obras para a mesma Copa, não saem do lugar. Isso, a questão da velocidade das obras, diga-se, a julgar pelo relatório de auditoria divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o relatório, dos 49 projetos relativos a transportes para a Copa de 2014, apenas oito tiveram contratos assinados e 24 nem sequer lançaram a licitação, os outros 17 já estão com o processo licitatório em andamento.

Vale lembrar que estamos a meros 30 meses para o início da Copa do Mundo. Como afirmou o Ministro-relator do TCU, Valmir Campelo, “temo que essas intervenções de mobilidade [para a Copa do Mundo de 2014], a serem inevitavelmente realizadas às pressas, baseiem-se em projetos sem o devido amadurecimento quanto ao seu detalhamento técnico; e mesmo quanto à sua viabilidade”. Ou seja, vão fazer m…. com o nosso dinheiro, vão fazer uma m…. mal feita com o nosso dinheiro e, provavelmente, gastarão ainda mais do absurdo já atualmente previsto graças “às pressas” com que serão feitas essas m….

Também o que se poderia esperar de alguma coisa sem planejamento desde o início, feita de forma voluntarista e demagógica, coordenado por pessoas como o senhor Joseph Blatter, presidente da FIFA, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e Orlando Silva, até outro dia ministro dos esportes. Eu nunca esperei nada de bom mesmo dessa “parceria”. Tenho, por sinal, falado sempre de minha posição contrária ao uso de recursos públicos para esse evento.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: