Publicado por: blogdamariazinha | 24/11/2011

Governistas a toda prova

Para quem gosta de unanimidade não custa lembrar desse terrível personagem da história da humanidade. Só causou dor e destruição, de seu legado nada sobrou de positivo.

A Revista Época publicou no dia 18 de novembro de 2011, sexta-feira última, uma ótima matéria sobre o governismo na política brasileira, mostrando como a atividade de oposição é algo cada vez mais ocasional e de menores proporções, especialmente aqui no Espírito Santo. É intitulada “¿Hay gobierno? Soy a favor”. (http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2011/11/hay-gobierno-soy-favor.html)

Somos, aqui no Espírito Santo, os campeões em governismo. O senhor Renato Casagrande (PSB) é o único governador do país, segundo a matéria, que tem apoio de 100% de apoio na Assembleia Legislativa.

Essa é uma das heranças que o Espírito Santo ganhou dos oito anos de hartunguismo em nossas terras. Confunde-se democracia com dispersão de forças, com falta de projetos, com falta de interesse pelos interesses dos cidadãos. Havia um grupo político em especial que pensava assim no século XX: os nazistas, com o seu antiliberalismo e o seu antiparlamentarismo, entre tantas caraterísticas nada recomendáveis.

Vergonhoso verificar, no entanto, que todo esse adesismo de ocasião, que toda essa geleia geral em que se busca transformar a política capixaba, não se reverteu, entre outros, em melhor qualidade dos serviços públicos prestados, vide nossa saúde e educação, e em defesa da vida, vide nossa segurança pública.

Temos que reaprender a fazer política. O que, no caso, significa disputa de poder. Isso só acontece, no entanto, quando existem projetos distintos, quando existem formas diferentes e divergentes de se encarar o poder e a forma de exercê-lo. Isso existe no Espírito Santo, (pouco, mas existe), mas as forças do adesismo governista buscam de toda maneira bloquear a sua expressão, tentaram em 2010, tentarão novamente em 2012. Espero que não consigam.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: