Publicado por: blogdamariazinha | 21/11/2011

Vazamento de petróleo na Bacia de Campos: a Chevron e a ANP são culpadas, onde estão parlamentares do RJ e ES?

Imagem que mostra um pedaço do problema. Onde estão nossos parlamentares? O que fez a ANP para prevenir?

O senhor Haroldo Lima (PCdoB), diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves (ANP), deu hoje declarações públicas sobre o vazamento de petróleo ocorrido. Parece bastante indignado pelas falas que pude ler no site G1 (http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/anp-estima-volume-de-vazamento-no-rj-entre-2700-3000-barris.html), ao meu juízo, tudo falso, premeditado e fingido, além de, claro, querer tirar do foco a responsabilidade da ANP pelo ocorrido.

Segundo a matéria citada o senhor Lima afirmou que “tudo indica que ainda hoje (21) vamos apresentar a primeira autuação ou três autuações à empresa”. Não só. Querendo marcar a sua posição o insigne – e relapso – diretor afirmou ainda que “não haverá autuação que tem que ser feita que não será feita. Seguramente, elas darão multas grandes, de alguns milhões e poucos”. “A multa máxima é de R$ 50 milhões [por autuação], que na minha opinião é pequena”, talvez essa última observação para marcar seu anticapitalismo ou seria antiamericanismo?

Evidente que a empresa deve ser multada. Segundo os relatos que leio na imprensa são vários os problemas criados e as omissões e erros, assim é natural e didático que a empresa pague.

No entanto, não podemos esquecer que a ANP é também responsável pela fiscalização das atividades de exploração do petróleo. Inclusive no seu documento Ações Prioritárias 011 – 2012 está lá “intensificar e aprimorar a fiscalização das atividades reguladas” (http://www.anp.gov.br/?id=2606), terão que fazer isso mesmo, e muito, a falta de fiscalização, a se confirmar todos os problemas apontados, é com certeza um dos problemas. Onde tem andado a ANP?

Duas coisas mais, no entanto, me chamaram a atenção.

Primeiro, onde está o Plano Nacional de Contingência, que, segundo destacou o jornal O Globo de ontem, é de 2000, deveria ter sido atualizado em 2011, como resultado do megadesastre do Golfo do México, e até agora nada. Segundo a ministra o Plano não é necessário para desastres desse porte, apesar dela também não saber dimensionar o acidente. Por falar nisso, a ANP divulgou hoje a informação de que são de 2700 a 3000 barris que vazaram, como cada barril tem cerca de 159 litros, isso totaliza algo entre 429.300 litros e 477.000 litros.

Segundo é a ausência dos parlamentares e governantes capixabas e cariocas, esses principalmente, em pedir de imediato uma análise da questão sobre o caso, uma CPI seria uma boa iniciativa. Como poderão depois justificar sua pretensão em manter os royalties como são hoje, sendo que a principal justificativa é, exatamente, a questão ambiental, se quando ela acontece esses senhores e senhoras não aparecem?


Responses

  1. Esta situação demonstra os ônus que sofrerão os estados produtores de petróleo.
    Na realidade esta situação chegou no momento certo para demonstrar que não é só benesses que os estados produtores de petróleo receberão em razão de royalties que injustamente querem tirar de nosso Estado e também do Rio de |Janeiro.
    É muita cara de pau de alguns deputados de outros estados puxar a sardinha para o seu lado para se beneficiar as custas das desgraças que acontecerão no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
    O que eu quero saber é quem pagará esta conta ambiental enorme?

    Será que os outros estados da federação vão dividir o ônus do problema?

    Aí minha amiga Mariazinha Lucas é que eu quero ver nossos deputados passarem para o ataque.

    Se eles não fizerem isso nosso litoral vai virar uma mer…. só.

    Leon Prata Neto

    • Então Leon,
      Aí está a questão. Pq ficam os nossos parlamentares e governadores (ES e RJ) silentes sobre a questão?
      Grande abraço.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: