Publicado por: blogdamariazinha | 18/11/2011

Campanha da Benetton, mais uma vez, causa furor moralista

Essa é uma das fotos que causa mais furor, vamos olhar a mensagem gente e deixar o moralismo de lado.

Mais uma vez a empresa de moda Benetton causa furor com uma campanha promocional. Dessa vez é a campanha “Unhate”, algo como desodeie ou pare de odiar ou contra o ódio, como li em algum lugar.

Já fazia tempo que a Benetton, que ficou famosa por suas ousadas campanhas, não lançava uma campanha assim, mas as pessoas, que hoje reclamam contra os beijos na boca estampados na luta contra o ódio, deveriam já estar acostumadas, as campanhas da Benetton têm tido mesmo ao longo do tempo o objetivo – claro – de ao mesmo tempo que chamam a atenção para a marca, causar espanto, nos tirar do lugar comum, nos abalar os sentidos e a acomodação.

Pode-se, claro, gostar ou não das campanhas, mas é preciso ter o espírito mais aberto, a mente mais disposta, para que não fiquemos a todo o momento querendo proibir imagens ou campanhas. Evidente que qualquer um, como o Papa Bento XVI, tem o direito de entrar na Justiça quando se sente lesado ou ultrajado por algo, seria, no entanto, mais sensato, penso eu, se mostrasse mais moderação e entendesse a mensagem fundamental da campanha, deixar o ódio de lado.

Sempre que penso em racismo me lembro da campanha da Benetton que, na época, foi, inicialmente, também recebida com furor. Deixemos de lado os estereótipos e vamos olhar para o essencial, e, nesse aspecto, mais uma vez, ao meu juízo, a Benetton acertou em cheio.

Essa é das antigas, é dela que lembro sempre que penso no racismo. Foi mal recebida inicialmente, depois as pessoas acabaram por entender o sentido.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: