Publicado por: blogdamariazinha | 16/11/2011

Europa: a política sem solução?

Será esse o futuro da democracia? pedir socorro quando as coisas estão problemáticas? Os políticos têm a responsabilidade de dar solução aos problemas que surgem.

Um dos aspectos mais tristes, ao meu sentir, da gravíssima crise por que passa a Europa é o abandono da política. Isso é péssimo exemplo. Nada bom para o presente e o futuro da democracia.

Esse abandono da política é exemplificado claramente pela escolha dos novos governos de Grécia e Itália. Ambos os atuais primeiros-ministros são economistas oriundos não da política, mas da tecnocracia. O primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, foi vice-presidente do Banco Central Europeu entre 2002 e 2010, já o atual primeiro-ministro italiano, Mario Monti, foi Comissário Europeu e reitor e presidente da Universidade Luigi Bocconi.

Nada contra os técnicos, claro. Eles, em uma democracia, são tão necessários quanto as outras duas “pernas” dessa mesa: os cidadãos e os políticos.

Quando vejo, no entanto, o que acontece com a Itália e a Grécia, é como se o sinal que estivesse sendo enviado é o seguinte: os políticos fazem as cagadas e os técnicos vem para consertá-las. Não consigo enxergar isso com bom olhos.

Os políticos, que são experientes no processo de tomada de decisões e de gerenciamento do poder, devem ter a capacidade de resolver os problemas que aparecem, sejam criados por eles mesmos, sejam criados por antecessores. Não é possível aceitar que, numa democracia, quando algum tipo de problema acontece chamemos os técnicos. Logo estará em voga a ideia – sempre ventilada por muitos – de que os políticos para nada servem, a não ser criar problemas.

Mais um sinal desse tipo de atitude foi a proposta do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de tirar o Fundo de Estabilização Financeira da Europa do controle do Parlamento Europeu e passar para o Banco Europeu, que tem controle só técnico e não político. Será que queremos abandonar a política democrática e aderir a política tecnocrática? Sinceramente, não acho uma boa ideia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: