Publicado por: blogdamariazinha | 14/11/2011

“ONG é tudo a mesma coisa?”

Para que esse tipo de sentimento não se difunda, as ONGs sérias, a maioria ao meu juízo, devem tomar providências para separa o joio do trigo. Algumas sugestões para isso coloco abaixo.

Esses diversos escândalos que acontecem no governo federal envolvendo a participação das chamadas organizações não-governamentais – sendo o último essa viagem de avião do ministro do Trabalho paga por uma ONG – transmitem a sensação de que todas essas organizações estão envolvidas em falcatruas.

Como não acredito que todos os políticos sejam corruptos, tais quais muitos que participam do governo federal, também não posso pensar que todas essas organizações sejam corruptas ou estejam envolvidas em malfeitos.

Apesar disso fica muito difícil para o cidadão comum, que quiser, porventura, participar ou apoiar uma organização dessas, descobrir sobre a idoneidade da mesma. Isso contribuição para que não consigamos separar o joio do trigo, como diz o ditado.

É fundamental, penso eu, que as organizações não-governamentais que são sérias, a maioria, criem instrumentos para que não sejam jogadas na vala comum das falcatruas operadas por essas que estão sendo denunciadas.

Estabelecer ampla política de divulgação dos recursos recebidos e dos gastos efetuados, reduzir ao máximo o recebimento de recursos públicos, diversificar as fontes de contribuição, contar com profissionais para os serviços de contabilidade e permitir a auditagem de suas contas por entidades externas independentes me parecem bom caminho, assim poderão se separar da mácula que começa a desgastar muitas delas, que por vezes, prestam relevantes serviços à comunidade.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: