Publicado por: blogdamariazinha | 09/11/2011

Sobre o Ato em Defesa dos Royalties do Petróleo

Amanhã tem ato em defesa dos royalties do petróleo e gás. Acompanharei da varanda por causa da gripe. Fico espantada apenas que somente há pouco tempo muitos políticos capixabas tenham descoberto os problemas que essas leis nos causariam.

Amanhã teremos ato em defesa dos royalties do petróleo e gás em Vitória, bem como no Rio de Janeiro. Eu, claro, concordo e apoio. Poderei, ainda bem, acompanhar o ato da varanda de minha casa. Com a gripe que estou será uma boa medida preventiva.

Uma coisa, no entanto, me chama a atenção. Parece que só nos últimos tempos boa parte dos políticos capixabas descobriu o problema que esse projeto nos causaria.

Tenho muito orgulho em dizer que, diferente da maioria, Luiz Paulo Vellozo Lucas denunciou, desde o início da tramitação, os vários projetos para o setor enviados pelo senhor Lula da Silva como nocivos ao país, nocivos ao setor de petróleo e nocivos, especialmente, aos capixabas e cariocas.

Agora, no entanto, quando a “vaca já está pertinho do brejo”, é que alguns políticos descobriram o tema. Cometem ilegalidades e demagogia, além de péssimo exemplo, quando, por exemplo, interditam rodovias federais. Buscam – agora e um pouco tardiamente – o apoio da sociedade contra os projetos.

Os senhores deputados federais e senadores, com a exceção do deputado federal César Colnago que já é de oposição, devem, no entanto, além de querer fazer comícios para se promover, tomar atitudes práticas para pressionar o governo.

Não será somente com discursos em plenários ou em comícios, que Dilma Rousseff, a gerente do esquema de poder montado por Lula, entenderá a nossa urgência. Só o entenderá, isso sim, se começarmos a causar algum tipo de transtorno na tramitação de projetos de interesse do governo federal, como, por exemplo, a PEC da DRU (Projeto de Emenda Constitucional de Desvinculação de Receitas da União), fora isso será só comício para ficar promovendo uns e outros que demoraram a acordar para os problemas que o governo que tanto apoiam vem nos causando.


Responses

  1. Não sou favorável à distribuição equitativa dos royalties e participação especial para estados-municípios produtores e não produtores. Entretanto, também não sou favorável aos percentuais de hoje. RJ recebe 80%, ES 10% e o resto do país os 10% restantes. Um dia isso iria desandar, porque o Congresso não é bobo.
    Nossa bancada não só não se preparou para apresentar uma proposta plausível, que satisfizesse a todos os parlamentares dos outros 24 estados, como não planejou nossa situação financeira sem o volume enorme de compensações, caso perca essa parada (o que é quase certo!).
    Com o Fundap a situação é a mesma: sem alternativas inteligentes, sem criatividade, sem poder de negociação política.
    Ou seja: vamos dar com os burros n’água, duas vezes!
    A saída é usar as potencialidades dos nossos setores econômicos, especialmente o de petróleo e gás, para atrair novas empresas, rapidamente, e compensar as perdas, que no final das contas, são muito maiores para alguns do que para muitos. Mas, nem para isso tenho visto muito resultado!

  2. Que tal o blog da Mariazinha publicar uma retrospectiva com os artigos, pronunciamentos etc e tal do LP, desde quando “ELA” como Ministra das Minas e Energia iniciou a revisão da Lei do Petroleo?Abracos

  3. Bela pergunta a do Idivacy que além de tudo ´propiciaria uma elucidação pedagógica; o grande público não tem noção desses “detalhes”, e precisa saber!
    No mais, bravo pelo post ! Não posso tbem deixar de dizer que concorco tbem com a Martha. bjs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: