Publicado por: blogdamariazinha | 08/11/2011

O remédio é amargo, mas a Europa vai ter que tomar. A crise lá é gravíssima

A crise é grave. Medidas urgentes são necessárias. Acabou a época do dinheiro fácil. O remédio é amargo e eles vão ter que tomar.

Acabou. Não dá mais. A Europa não pode mais viver acima de suas posses, com o dinheiro alheio. Não há mais ninguém para financiar a “farra do boi” com o dinheiro público que eles vem fazendo ano após ano.

Riqueza pode ser distribuída quando existe, não quando se quer. Óbvio que não precisamos, para usar expressão do ex-ministro Delfim Neto, esperar o “bolo crescer” ano após ano, para somente depois, muito depois dividir. No entanto, não é possível dar pedaços de um bolo que, na prática, não existe.

Aqui, nos países chamados em desenvolvimento, nos acostumamos a um processo mais lento de elevação da qualidade de vida. Muitas vezes lento até demais. Mas, rápido demais, intenso demais, também não parece ser a solução.

Norte-americanos e europeus precisam entender que os dias de dinheiro fácil acabaram, que terão que reduzir os gastos públicos e o seu processo de endividamento. Não existe mais ninguém disposto a pagar por isso eternamente.

Os europeus, em especial, precisam aumentar a produtividade de sua economia, conter o “sangramento” populacional, reduzir os gastos públicos inúteis ou absurdos – com defesa da eficiência e redução da burocracia e da corrupção. Isso pode ser feito exige esforço, disciplina, contenção e dedicação. Esse remédio, que já tomamos e lembramos como é amargo, é necessário para eles agora.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: