Publicado por: blogdamariazinha | 01/11/2011

7 bilhões de pessoas no mundo

O aumento da população, apesar de ter desacelerado, ainda é bastante rápido. Deveremos chegar aos 10 bilhões no ano de 2050. Como vamos cuidar de tanta gente?

Ontem, dia 31 de outubro, ao que parece, o mundo chegou a uma população de 7 bilhões de pessoas. A evolução tem sido rápida. Em 1804 atingimos a marca de 1 bilhão de habitantes, 2 bilhões só em 1927, após isso a progressão foi espantosa. Atingimos a marca de 3 bilhões em 1959, 4 bilhões em 1974, 5 bilhões por volta de 1987 e 6 bilhões em 1999. Agora, em 2011, somos 7 bilhões. Por volta de 2050 devemos atingir a fantástica marca de 10 bilhões de habitantes.

Uma das evidências que salta aos olhos, ao menos para quem acompanha esses números e projeções ao longo dos últimos anos, é a decrescente taxa de crescimento demográfico mundial. Já havia ouvido falar em 12 ou até mais bilhões para meados do século XXI.

Mas, o que me preocupa são outras questões. Questões atuais e para o futuro.

Diante da magnitude desse número – 7 bilhões – é importante notar que ainda temos muitas pessoas que passam fome no mundo, cerca de 1 bilhão de nossos concidadãos. Temos que perceber que cerca de 16% da população atual não têm acesso à água tratada. Que o número de analfabetos ainda está na casa das centenas de milhões, e por aí vai. São dados que devem nos espantar e levar a pensar com carinho, e em busca de soluções, sobre a vida dessas pessoas.

Me preocupa também como esses 10 bilhões de pessoas viverão em 2050. Como terão água? E os alimentos? Acesso à energia? A educação? Quem tratará dos idosos, sendo que hoje muitos adultos não têm filhos?

Os dilemas do planetas são muitos e, com certeza, muito mais importantes, do que como ocorreu ontem, ficarem Rússia, Índia e Filipinas brigando para ver onde nasceu a pessoa número sete bilhões.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: