Publicado por: blogdamariazinha | 31/10/2011

Salário de vereador: uma discussão que precisa ser ampliada

Precisamos repensar o poder em nosso país. No meio tempo os vereadores precisam parar de ampliar os gastos, inclusive com seus subsídios, e aumentar a fiscalização.

A discussão sobre a remuneração dos vereadores, e, na verdade, dos demais agentes políticos, em nosso país, é algo que realmente precisa ser discutido e resolvido de uma forma que leve em consideração os interesses dos cidadãos.

Como bem disse Luiz Paulo no jornal A Tribuna de ontem “o modelo é engessado, é preciso uma reforma do poder local. Do jeito que está, aos olhos da população, até um real de salário é caro”.

Aí está, também ao meu juízo, e como já colocado em vários posts aqui no Blog, a questão central: a refundação do poder local em nosso país.

Nossa estrutura legal é muito engessada e municípios tão díspares como São Paulo, com seus milhões de habitantes e orçamento público de bilhões de reais, tem que ter estruturas similares – guardadas as proporções de grandeza – e obrigações tais como pequenos municípios como Rio Novo do Sul ou Ponto Belo. Isso não me parece correto, nem justo.

Enquanto não pensarmos nas estruturas e responsabilidades do poder local essas crises sobre questões de gastos do legislativo e salários dos seus membros continuarão fazendo parte da agenda de uma forma negativa.

De todo modo os senhores vereadores devem ter cuidado para reduzir gastos não só no seu poder, cuidando de possíveis desvios e de ineficiências, bem como, e mais importante até, fiscalizando de forma eficaz o Poder Executivo, o que pode – também – cortar muitos desperdícios e perdas de recursos públicos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: