Publicado por: blogdamariazinha | 28/10/2011

Mais uma vez, a quinta, sai o seis e entra o meia dúzia, qual será o problema no Ministério de Dilma?

Tá caminhando pra isso. Por enquanto a média é de dois em dois meses. Uma lástima. E Dilma vai ficar só trocando ministro ou vai fazer algo real e efetivo?

A presidente Dilma Rousseff fez o óbvio e, finalmente, demitiu o ministro Orlando Silva. No seu lugar colocou o camarada dele de PCdoB, o deputado federal Aldo Rebelo.

Essa é a quinta troca de seis por meia dúzia que ela faz em seu ministério por causa de denúncias de corrupção. Foi assim no ministério dos Transportes, quando tirou um ministro do PR e colocou outro do PR, foi assim com os ministros do Turismo e da Agricultura, quando tirou alguém do PMDB e colocou outro alguém do PMDB, sendo que no Turismo era um do PMDB de Sarney que saiu, bem como o que entrou, foi assim – por fim – com a Casa Civil, saiu um do PT e entrou outro do PT.

O objetivo dessas trocas me parece claro. Manter a base do jeito que está. Como a base desse governo – nesse presidencialismo de coalização de interesses obscuros – é altamente instável, a presidente não quer fazer marola alguma para desajustar a sua base.

Diferente do discurso nas horas de crise, e nessas horas sempre aparece o senhor Jorge Hage, ministro da Controadoria-geral da União, para anunciar alguma medida que depois a imprensa esquece de cobrar, o que podemos depreender dessas trocas de aparências é que elas não visam a resolver problema algum, os partidos – os mesmos – continuam dando as cartas nos seus “ministérios-feudos”, esse sim o problema do acordo que sustenta esse status quo político, como antes e tocando as coisas.

Assim vai esse governo. Vamos ver, até dezembro, quem vai ser o próximo ministro a cair e quem será o partidário que o substituirá. Isso, como diria o jornalista Boris Casoy, é uma vergonha.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: