Publicado por: blogdamariazinha | 27/09/2011

Eleições 2012

Momento fundamental da democracia, as eleições de 2012 têm papel especial pela possibilidade de construirmos ou reconstruirmos - com inovação mas também com capacidade e competência, além de, claro, ética - cidades melhores para os capixabas.

Fico muito feliz e honrada, afinal como qualquer ser humano normal penso que sempre é bom ter algum reconhecimento, com as notas e notícias que falam sobre a minha ação política no PSDB de Vitória e, até mesmo, sobre uma eventual pré-candidatura a vereadora. Saíram três notas no jornal A Gazeta (a primeira na Coluna Victor Hugo e duas hoje na Coluna Praça Oito) e uma matéria no jornal A Tribuna.

No entanto, valem alguns esclarecimentos:

É importante lembrar que durante 50 anos morei em Vila Velha, mas desde o início de 2010 estou morando aqui em Vitória. Registrei isso, inclusive, num post que fiz para o Blog no dia 25 de janeiro de 2010. https://blogdamariazinha.wordpress.com/2010/01/25/com-saudade-depois-de-50-anos-deixo-vila-velha/

Portanto, nada mais natural, e legalmente obrigatório, do que transferir meu título de eleitor para a cidade que fixei residência.

Importante, ainda, destacar que já há muitos anos sou filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Estou, agora, apenas transferindo minha filiação do diretório de Vila Velha para o de Vitória, junto com a migração do título de eleitor.

Acho o PSDB um bom partido. Não se pretende melhor, nem pior que os outros. É, apenas, um partido que, ao meu juízo, tem boas propostas e boas realizações, especialmente em Vitória.

Na verdade, também, como podemos perceber e salta aos olhos, todos os partidos políticos têm em seus quadros gente boa, não tão boa e, até mesmo, ruim.

Gosto muito, e tenho muito respeito por diversos políticos de outros partidos, tais como Brice Bragato, Iriny Lopes, Max Filho, Max Mauro, Rose de Freitas, Pedro Simon, Marina Silva, Cristovam Buarque, Roberto Freire, Fernando Gabeira, Chico Alencar, Denise Frossard, Gustavo Fruet, entre outros. Paro por aqui, por que a lista é grande, e posso cometer injustiça ao não citá-los.

No caso específico do PSDB de Vitória vejo com alegria que o partido tem dois excelentes pré-candidatos ao cargo de prefeito da cidade: Luiz Paulo e César Colnago. Com qualquer um deles, estará a cidade bem servida para o período de 2013 a 2016.

Sobre uma eventual candidatura a vereadora da cidade de Vitória é importante destacar que estou me colocando como pré-candidata pois penso poder dar minha contribuição e experiência de vida. Minha posição sobre isso, sempre clara e cristalina, é de que a cidade de Vitória precisa retomar o rumo de uma boa gestão.

É nas cidades que as pessoas vivem, são felizes, se realizam, têm dificuldades, se divertem, sofrem com problemas, tocam suas vidas.

É das cidades que vem a maior parte dos investimentos públicos feitos em nosso país, apesar da grande concentração dos tributos nas mãos do governo federal.

É nas cidades que os agentes políticos – prefeito e vereadores – estão mais próximos dos cidadãos, mais sujeitos à pressão, mais sujeitos ao escrutínio de suas atividades (ainda bem).

Ao longo desses mais de dois anos que mantenho o meu Blog tenho sinalizado preocupações que orientam o que penso ser o fundamental. Tenho falado da questão da segurança pública, da mobilidade urbana, dos espaços de lazer e cultura, da educação, da saúde, da eficiência no uso dos recursos públicos, do combate à corrupção, da necessidade de combatermos a burocracia. Todas essas questões foram objetos de atuação pública e política durante os meus mais de cinquenta anos de vida pública.

Na ação política mais geral, minha preocupação sempre foi o da defesa da democracia, da liberdade de expressão, do conflito político sadio, como forma de construirmos um estado, cidades e organizações públicas melhores, uma democracia melhor e saudável. Minhas idiossincrasias, de modo algum, pautaram qualquer eventual cargo de representação da sociedade. Sou vivida e sei que na política o melhor caminho é o do diálogo e das realizações.

É com esses valores e crenças pessoais que pautei e ainda pauto minhas ações políticas, seja como secretária de estado, como presidente do Tribunal de Contas, como Deputada Estadual e, atualmente, como blogueira.

Sobre possíveis disputas eleitorais, vamos dar ao tempo, tempo. Até junho do ano que vem, quando os partidos políticos realizam suas convenções para definição de candidaturas, muita água vai rolar debaixo da ponte. Tenhamos disposição, mas, também, muita calma.


Responses

  1. Bravo, Mina, e… vamos q vamos!!!

  2. Precisamos melhorar o nivel dos politicos na camara de Vitória. Tem o meu apoio. A cidade está abandonada.


Deixe uma resposta

Categorias

