Publicado por: blogdamariazinha | 23/09/2011

As contradições presentes na construção da República democrática no Brasil

Construir uma República democrática, com certeza, não é fácil e é algo que também não tem fim. Teremos sempre que mantermos os olhos abertos e participar para que as coisas avancem. Apesar dos problemas, existem, também, motivos para nos alegrarmos.

O cidadão, muitas vezes, se sente desanimado com a política em nosso país. Não sem razão. Os motivos são muitos.

Para citar apenas alguns mais recentes podemos lembrar da absolvição da deputada Jaqueline horRoriz (PMN – DF), por meio do famigerado voto secreto, a corrupção que já levou embora quatro ministros do governo Dilma, a incapacidade do Judiciário em punir os malfeitores, o aumento do número e dos salários dos vereadores, os puxadinhos na Assembleia Legislativa do Espírito Santo e muito mais.

Por outro lado, muitas vezes, boas notícias no campo político passam desapercebidas, não merecendo por parte da imprensa e dos cidadãos, de modo geral, a devida importância.

Aqui poderíamos destacar algumas boas novidades. Uma grande novidade é a mobilização espontânea dos cidadãos contra a corrupção, várias manifestações já foram realizadas e novas estão programadas, poderíamos destacar a criação de uma comissão no Senado Federal para levantar os projetos de lei que tratam do tema da corrupção para uma sistematização e com o intuito de lhes apressar a votação, e, por último, mas não menos importante, a criação da Comissão da Verdade, de uma forma equilibrada, impedindo que pessoas de ambos os lados da luta na época da Ditadura sejam membros e – ao que parece – com um foco na construção da verdade histórica.

Esses são sinais positivos do nosso caminhar, mesmo que ziguezagueante, para uma democracia efetiva e operante, para uma República que se sustente no postulado da igualdade de todos perante a lei, que respeite o poder da maioria, mas que não queira esmagar as minorias, que compreenda a importância da liberdade de imprensa, que aceite o conflito político como forma de aprimoramento das instituições e das leis.

Assim, apesar de todas as críticas que esse Blog faz a aspectos específicos do nosso sistema político (e que continuará fazendo, diga-se), é importante reconhecer os avanços que acontecem em nossa caminhada. Uma mensagem de otimismo e esperança para o final de semana, não deixa de ser uma boa notícia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: