Publicado por: blogdamariazinha | 15/09/2011

Violência absurda e o Secretário de Segurança acha que a violência “não tem uma relação direta com o trabalho da polícia”

Equívoco. O senhor Henrique Herkenhoff acha que acendeu a luz amarela com a criminalidade no ES. A luz que acendeu, já há um bom tempo, senhor Henrique, é a vermelha.

Realmente tem situações em que é melhor ficar calado do que falar bobagens e absurdos com ares de empáfia e sabedoria.

A entrevista que o jornal A Tribuna fez com o senhor Henrique Herkenhoff, atual secretário de segurança pública do Espírito Santo, foi um primor de platitudes, lugares comuns, falta de precisão, falta de rumo e “simples” absurdos.

Os números da violência, como apresentados na capa de A Tribuna de ontem, continuam aterradores. Nos primeiros seis meses do ano tivemos 3302 assaltos nas ruas e 131 sequestros (os que foram notificados, na prática quantos serão?), do início do ano até o dia 13 de setembro foram 1225 assassinatos, foram 579 carros roubados e 21 assassinatos nos treze primeiros dias de setembro.

E diante disso o senhor Henrique Herkenhoff “soltou” as seguintes pérolas:

Ao ser perguntado se os números da violência fogem ao controle o senhor secretário afirmou que “… os indicadores começaram muito bem no início do ano, com a queda da violência, e depois começaram a piorar, O QUE ERA PREVISTO…” (grifo meu) Como assim “era previsto”? O que se fez para que essa previsão – tão científica quanto o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012 feita pelo tal calendário maia – não se materializasse? Será que o senhor Henrique esqueceu que ele tem a responsabilidade pela segurança pública e não é apenas um comentarista ou estudioso sobre a questão?

Ao ser perguntado se a violência preocupa o senhor Herkenhoff afirmou que “acendeu a luz amarela. A gente precisa fazer um diagnóstico…”. Fazer diagnóstico? Eles não existem? O que mais se fazia no governo passado eram seminários, conferências, diagnósticos e coisas do gênero. O que precisamos, senhor secretário, é de ação, ação efetiva, continuada, planejada, de proximidade com a comunidade, e muito mais. Coisas que, sai ano, entra ano, parece que não encontramos na área de segurança pública do estado do Espírito Santo.

O senhor secretário de segurança deve estar ciente que o seu chefe, o senhor Casagrande, assumiu compromissos, mesmo que bem “amenos”, com a sociedade capixaba, para a redução da violência em nosso estado. Com certeza será por isso cobrado, sendo esse blog comprometido com essa cobrança. Já está mais que na hora de o senhor secretário ir trabalhar e parar de pensar que é apenas um comentarista da situação de segurança pública em nosso estado.

Para a sociedade capixaba, senhor Henrique Herkenhoff, a luz que acendeu – e bem forte – já há muitos anos não é a amarela, é a vermelha, vermelha de raiva, de indignação, da cor do sangue daqueles que são constantemente aviltados, roubados, furtados e assassinados em terras capixabas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: