Publicado por: blogdamariazinha | 15/09/2011

Sai Pedro Novais e entra Gastão Vieira: trocando seis por meia dúzia?

Sai Pedro Novais, indicado por Sarney, e entra Gastão Vieira, indicado por... Sarney.

Sai um ministro que é deputado federal do PMDB do Maranhão indicado por José Sarney e entra… um ministro que é deputado federal do PMDB do Maranhão indicado por José Sarney. Parece ou não parece uma troca de seis por meia dúzia?

Como já disse uma vez o Chico Buarque, e nesse caso concordo com ele, todo presidente deveria ter o “Ministério do Vai dar Merda”. Seria uma estrutura bem enxuta, apenas o ministro que teria a incumbência de diariamente ler as decisões que a presidente vai tomar e avisá-la: “Presidente, vai dar merda”. Esse me parece um caso perfeito para o ministério proposto por Chico.

Abordando o assunto por um ângulo, digamos, mais sério essa atitude da presidente Dilma, pra mim mostra, muito claramente, e pela “enésima” vez (já desisti de contar), que ela não está falando sério quando diz querer combater a corrupção. Ele aceitou completa e pacificamente a lógica do toma-lá-dá-cá implantada pelo seu mentor, guru, e quem sabe chefe, senhor Lula da Silva.

A lógica que preside esse troca-troca ministerial, cheia de trocas de seis por meia dúzia, é a dos feudos partidários, onde alguém pega, assim mesmo, literalmente pega, um pedaço do governo pra si e seu grupo e faz daquilo o que bem entender desde que apoiem o governo no Congresso e produzam alguns resultados (não muitos) e alguns factoides chamativos (esses sim precisam ser muitos).

O que se pode esperar de um partido, como o PMDB, em que o seu líder na Câmara dos Deputados, Henrique Alves (RN), afirma a presidente, após essa negar-se a aceitar o nome por ele indicado, dizer que escolha qualquer um dos seus 80 deputados, mas que não indique um técnico do setor para o cargo de ministro, como ouvi hoje na Rádio CBN, no programa CBN Brasil com o Carlos Sardemberg?

Lembrando, ainda, que esse ministério é de vital importância para os próximos anos, quando teremos, ao meu juízo infelizmente, pois servirão para muita corrupção e para deixar um passivo monstruoso, em 2014 a Copa do Mundo de Futebol e em 2016 as Olimpíadas do Rio de Janeiro, percebe-se muito bem com o grau de desleixo que essa gente trata o interesse público.

Dilma, ao que parece, não se convenceu de que essas manifestações contra a corrupção possam, de alguma maneira, galvanizar a sociedade brasileira, e, por isso, continuar a governar os assuntos públicos da mesma maneira que o senhor Lula da Silva. Se estiver errada, como espero, poderá se ver em mares revoltos, com a população percebendo que apesar de sua fala empolada e cheia de vontade de combater a corrupção sempre e de fazer uma faxina na miséria, na verdade ela está comprometida, isso sim, em proteger corruptos e ampliar a riqueza dessa malta de sequazes abutres dos dinheiros públicos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: