Publicado por: blogdamariazinha | 09/09/2011

Corrupção no Brasil era generalizada no governo Lula, afirma o senhor Thomas Shannon, embaixador dos EUA no Brasil

Será que a divulgação da carta do senhor Thomas Shannon irá causar reação positiva ou nacionalismo canhestro? Se calarem todos os poderes, na prática, estarão consentindo.

Segundo documentos revelados por aquele famoso vazamento do site Wikileaks o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) aqui no Brasil, senhor Thomas Shannon, a corrupção era “generalizada e persistente” além de, na avaliação dele, atingir os três Poderes e as forças policiais.

A carta que revela a percepção do senhor Shannon sobre a corrupção em nosso país foi enviada há cerca de um ano e meio atrás para o procurador-geral dos EUA, senhor Eric Holder. Além disso, documentos do governo americano de 2004 e 2005, revelados também pelo Wikileaks, falam do mesmo problema da corrupção generalizada.

Como não consigo, infelizmente, perceber nenhuma ação institucional planejada que tenha sido tomada para enfrentar o problema nesses últimos dezoito meses (não vão querer me dizer que a tal faxina – que nunca aconteceu de fato – vale como tal) e como também não vejo ninguém, de nenhum dos três poderes seja pessoalmente, seja por meio de notas, negar os fatos, penso que posso supor que a situação continua como dantes no…

É ao mesmo tempo vergonhoso e salutar que tenhamos que vivenciar uma situação como essa. Vergonhoso, não por ter sido alguém de fora, organizações como a Transparência Internacional e o Banco Mundial já de há muito denunciam nossas fragilidades no campo do combate à corrupção e da persistente impunidade, por outro lado isso é salutar pois talvez sirva para avivar ainda mais esse sentimento difuso, mas presente, como demonstram as marchas contra a corrupção ocorridas anteontem, de que algo precisa ser feito, de que esse estado de coisas precisa começar a ser superado, que é intolerável que as coisas continuem como estão, e ao que parece tem até mesmo piorado nos últimos tempos.

Esperemos que a carta do senhor Shannon tenha alguma valia que não seja o de aparecer algum nacionalista e/ou antiimperialista com discurso dos anos 50 ou 60 dizendo “ianques go home”.

Seja bem-vindo ao time senhor Shannon, já sabemos disso que o senhor afirmava, há um ano e meio atrás, faz um bom tempo. Só o governo Lula-Dilma, e o seu partido e partidos aliados, parecem querer nos fazer crer que ações de combate à corrupção tem sido tomadas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: