Publicado por: blogdamariazinha | 01/09/2011

Uma crise artificial: o caso que se desenrola em torno da filiação de Max Filho ao PSB

Cria-se uma crise artificial por causa da filiação de Max Filho ao PSB. A ele desejo toda a sorte. Que seja feliz no PSB.

Realmente não consigo entender porque tantas pessoas estão nervosas com a filiação do ex-prefeito Max Filho ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Ao meu juízo esse é um movimento absolutamente legítimo, especialmente para um ator político relevante e jovem, como o é o senhor Max Filho.

Desacostumados que estamos a vozes do dissenso, o consenso político dominante no Espírito Santo, representado pelas vozes mais estridentes do senhor Neucimar Fraga (PR – Prefeito de Vila Velha), Élcio Álvares (DEM – Deputado Estadual), Rodney Miranda (DEM – Deputado Estadual), Luciano Rezende (PPS – Deputado Estadual), Magno Malta (PR – Senador) entre outros, reclama – quais homens ciumentos, que coisa mais feia essa não? – da filiação de uma pessoa.

O argumento pobre, e que deveria constranger os seus porta-vozes, é que essa filiação promove o desarranjo das forças políticas, chegou-se a falar em marcha da insensatez. Como assim? Como filiar uma agente político que é tão somente um ex-prefeito e primeiro suplente de deputado federal pode causar um desarranjo?

Sejamos francos senhores. Vamos dizer claramente o que há por trás de suas falas.

No caso do senhor Neucimar Fraga o motivo é claro. O seu temor, verdadeiro desespero, de ser apeado do poder nas eleições do próximo ano.

No caso de alguns outros o temor de ter um adversário mais forte nas eleições. Mas deixemos nós os eleitores decidirem a questão, não queiramos vencer as eleições, como muitas vezes se tenta, no tapetão.

E o resto, o que defende? Que interesses concretos está manifestando? A quem servem de bonecos de ventriloquismo?

Deixem, senhores, de querer – de forma obcecada e obstinada – perseguir alguém que pelo dissenso marcou a sua personalidade política. Abandonem esse stalinismo-nazi-fascista que procura de forma politicamente violenta excluir qualquer “Trotsky” que aparece, com algum exílio político-eleitoral involuntário. Acostumem-se com a disputa de ideias, de propostas, de projetos e, até mesmo, de personalidades políticas.

O pânico denota desespero, que, como se sabe, nunca é bom conselheiro na política.

Eu, de minha parte, mesmo não compartilhando das ideias e propostas do PSB, desejo ao senhor Max Filho toda a boa sorte nesse desafio político.

Gostaria de antever os dias para saber se no dia 7 de outubro, ao que parece o último dia de filiação possível para quem quer disputar as eleições do próximo ano, ele estará filiado ao PSB ou se essa chantagem – esse é o nome – das vozes da unanimidade submissa sairá vencedora. Torço por Max Filho.

Que bom será para o Espírito Santo se alguns desses senhores deputados estaduais, deputados federais e senadores forem para a oposição. Isso será bastante salutar para o nosso sistema político.

Qualquer sociedade politicamente organizada precisa do imprescindível trabalho, de fiscalização e controle, que no âmbito da política cotidiana é missão da oposição. Nos últimos anos nos desacostumamos a isso, será bom rever cobranças e disputas no parlamento capixaba.

Por anos a ALES foi a voz dos que conchavavam para controlar o Executivo, depois passamos outros tantos anos com a Assembleia sendo tão silenciosa como um cemitério da palavra. Nada disso é salutar. A felicidade, a virtude, a boa vida e a boa política, como nos ensinam vários filósofos e a própria vida, está no caminho do meio.

Um PS a que não resisto: Muito gozado ainda ver que alguns que reclamam de vetos políticos baseados não em nomes, mas em práticas político-administrativas e em projetos totalmente diferenciados, como quando o PSDB veta qualquer coligação com o PT em Vitória, queiram vetar alguém com base apenas nesses pobres argumentos de desarranjos, como se a política fosse um mero intestino, um caminho para os dejetos humanos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: