Publicado por: blogdamariazinha | 30/08/2011

Os royalties subiram no telhado. Lula, que os colocou, deve fazer algo para que saiam de lá.

O ditado popular, para quando se quer dar uma notícia ruim, diz que o gato subiu no telhado. Aqui na foto são os gatos, no plural, como os nossos royalties, que subiram no telhado.

Está marcada para o dia 15 de setembro a votação do veto da presidente Dilma Rousseff a divisão dos royalties proposta pela emenda Ibsen-Simon. Tudo indica, conforme constata a 1ª vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB-ES), no jornal A Gazeta de hoje, que a votação será contrária aos interesses dos estados produtores, principalmente Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Muitos capixabas e cariocas, de modo desavisado ao meu pensar, querem culpar apenas os senhores Ibsen Pinheiro e Pedro Simon, parlamentares do PMDB gaúcho, o primeiro deputado federal e o segundo senador, pelas possíveis perdas que terão o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O culpado original, sejamos bastante claros, é o senhor Lula da Silva. Foi ele que em busca de demagógicos temas eleitorais quis modificar o regime de exploração do petróleo de concessão para o de partilha. Foi a partir do projeto do senhor Lula da Silva, que tem a exclusividade de iniciar esse tipo de propositura, que os parlamentares puderam, então, apresentar as suas emendas. De uma demagogia, surgiram, então, várias.

O senhor Lula da Silva teria, agora, isso sim, já que é o chefe de governo de fato, a obrigação moral de intervir junto aos seus aliados, que são maioria no Congresso Nacional, para impedir que a nova divisão dos royalties, resultado de suas invencionices eleitoreiras demagógicas, se consume com a rejeição do veto da presidente.

De todo modo é importante que o Espírito Santo e o Rio de Janeiro preparem-se para, imediatamente após o dia 15 de setembro, ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a medida. Como diz o ditado popular quando quer dar uma notícia ruim: “o gato subiu no telhado”. Esse, com certeza, é o caso com os royalties que recebemos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: