Publicado por: blogdamariazinha | 29/08/2011

Etanol mais caro na safra, imaginem na entressafra

A imprevidência e a incompetência do governo Lula-Dilma nos custam etanol mais caro no período da safra, como serão os preços na entressafra?

O preço do etanol, que até pouco tempo atrás chamávamos de álcool combustível, não para de subir, e vejam que estamos na época da safra da cana-de-açúcar. Imaginem quando chegar a entressafra. Vai ficar com preço igual ao da gasolina.

Esse governo, liderado pela senhora Dilma Rousseff, que tanto gosta de se apresentar com uma “gerentona” competente, não consegue sequer definir uma política de médio e longo prazo para o setor sucroalcooleiro.

Desde 2009, quando a senhora Dilma Rousseff, já era pré-candidata a presidência da República, e a se acreditar no que diziam dela o senhor Lula da Silva, então presidente, e o seu partido, o tal dos trabalhadores – PT, ela só não fazia chover pra cima. Todo o resto seria obra de Lula e Dilma.

Parece que se esqueceram desse setor.

Se estivesse, o governo, atento. Poderia perceber, porque as estatísticas são públicas, que o aumento de vendas de carros flex (14 milhões de veículos flex entre 2004 e 2011, se somarmos os projetos 3 milhões de veículos flex a serem produzidos no ano de 2012 o tamanho do problema aumenta em mais de 20%) apontava claramente para o aumento do consumo do etanol. Além disso, desde 2009 tivemos alguns contratempos climáticos, nunca tivemos uma política de estoque regulador e falta financiamento para o setor.

A safra 2011-2012, por todos esses problemas citados, ao invés dos 560 milhões de toneladas, será de apenas 530 milhões de toneladas. Tendo o setor uma capacidade instalada de moagem de 630 milhões de toneladas.

Não por acaso seremos forçados esse ano a importar 1 bilhão de litros de etanol e isso servirá apenas para que os preços não subam demais. Subindo já estão e, com certeza, quando chegar outubro-novembro subirão ainda mais.

Essa imprevidência e incapacidade de planejamento faz com que os consumidores brasileiros não tenham opção. Só mesmo a gasolina. Além disso, com a pressão do aumento dos preços do álcool anidro, que é misturado à gasolina, e aumentou 46% nos últimos 12 meses, não se consegue, também baixar o preço da gasolina, apesar do câmbio favorável, e nem baixar os índices de inflação, pressionando o Banco Central a manter essa política de juros altos, os maiores do mundo.

Para que a nossa capacidade de produção pudesse crescer a níveis aceitáveis e suficientes para atender a crescente demanda seriam necessários investimentos de cerca de R$ 6 bilhões nos próximos anos, coisa que, dada a falta de crédito, parece impensável.

Podemos, portanto, prever que nos próximos dois ou três anos, os preços do etanol continuarão altos. Graças a esse governo e sua incapacidade total de prevenir e planejar. Talvez, como fez Lula em 2010, a presidente Dilma em 2014, faça discursos sobre o abusivo preço do etanol. Para tentar ludibriar os eleitores. Política pública que é bom mesmo, nada minha gente. Para esse pessoal, política pública boa é discurso eleitoral e só.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: