Publicado por: blogdamariazinha | 12/08/2011

Absurdo assassinato da Juíza Patrícia Acioli em Niterói (RJ)

O bárbaro assassinato da Juíza Patrícia Acioli não pode passar impune e deve, ainda, servir de lição para não permitirmos que denodados servidores da nação sejam assim impedidos de continuar com seu trabalho. Proteção era e é necessária.

Foi assassinada ontem, na cidade de Niterói (RJ), a Juíza Patrícia Acioli. Isso é inconcebível e inaceitável.

Como explicar que uma servidora da nação, que estava ameaçada de morte por já ter sido responsável pela prisão de mais de 60 policiais ligados a grupos do crime organizado, por ter combatido as máfias de adulteração de combustível e dos transportes clandestinos, entre outras, não tivesse, sequer, um carro blindado?

Como aceitar que a decisão de ter ou não proteção policial possa ficar nas “mãos” da própria pessoa ameaçada?

É, ao meu juízo, de responsabilidade do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesse caso, garantir que a Juíza tivesse segurança. Nos últimos cinco anos, quatro dos quais ela estava sem segurança pessoal, sofreu inúmeras ameaças. Inaceitável que se aceite a decisão pessoal – muitas vezes influenciada por outros fatores – de rejeitar a proteção.

Se o poder público não garantir de modo efetivo e evidente a segurança daqueles seus membros e servidores que mais se destacam pela sua ação e mais são ameaçados pelas organizações criminosas em breve não haverá quase ninguém a querer punir os criminosos delas associados.

Aceitar que a isso – o assassinato de pessoas que cumprem denodadamente o seu dever funcional – é uma coisa natural, como muitos querem crer, não me parece aceitável.

Essa morte, infelizmente, não tem mais solução. Precisamos, no entanto, punir vigorosamente os perpetradores desse ato, bem como seus mandantes, e tomar todas as providências para que cenas assim não se repitam. É isso que se exige no Estado Democrático de Direito. Nada mais, nada menos.

Você pode ver e ler uma matéria sobre o caso no endereço: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/08/juiza-assassinada-estava-em-lista-de-marcados-para-morrer-diz-policia.html


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: