Publicado por: blogdamariazinha | 11/08/2011

Um governo que se desmancha no ar

O craque Amarildo, com sua magistral sensibilidade, demonstra o efeito dominó que abala as estruturas desse governo que, aos poucos, vai se desmanchando.

O pensador alemão Karl Marx afirmou em sua conhecida obra, “Manifesto do Partido Comunista”, escrita em parceria com seu amigo de toda a vida adulta, Friedrich Engels, ao analisar o papel do capitalismo que “tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.”

Penso poder usar essa afirmação de que a aparente solidez do projeto político montado a ferro e a fogo (também com a ajuda de verbas públicas, cargos públicos, apoio ao capitalismo amigo e muito mais) pelo senhor Luís Inácio Lula da Silva está se desmanchando no ar.

Em apenas 7 meses e meio de governo Dilma já são cinco os ministérios e/ou ministros envolvidos em práticas de corrupção. Para lembrar: Casa Civil, Transportes, Cidades, Agricultura e Turismo. A manter-se essa média teremos ao final do governo Dilma (será quando esse final? 2014 ou antes?) cerca de 30 ministérios envoltos nas opacas e obscuras “brumas de mensalon” criadas por Lula e mantidas por sua pupila.

Por enquanto, claro, ainda se mantem o senhor Lula da Silva a margem desse “mare tenebrosum” por ele mesmo pensado, montado e, por muitos anos, operado. Mas, ainda me ancorando na magistral frase de Marx espero que mesmo a messiânica figura do senhor Luís Inácio seja jogada fora do pedestal que ele construiu para si e que, enfim, os cidadãos brasileiros sejam “finalmente forçados a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.”, pensando em tudo que este governo nos força a suportar em troca de migalhas.

Tamanha é a preocupação do próprio Partido dos Trabalhadores (PT), que o subchefe ou segundo-em-comando, senhor José Dirceu, segundo nota publicada hoje na Coluna Cláudio Humberto, admitiu para diversos interlocutores com quem conversou em Brasília essa semana, o seu “temor que Dilma não conclua o mandato”.

Hoje, conforme ouvi na Rádio CBN, os senhores Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, e Humberto Costa, líder do PT no Senado, se apressaram a querer acalmar as coisas a dizer que tudo está bem, que Dilma trata todos os aliados igualmente e por aí vai.

A base está confusa, e já, silenciosamente, por meio de declarações em off, como se diz no jornalismo, quando o interlocutor não quer ser identificado, já ameaça o governo de retaliação. A coisa está mesmo feia, parece que tudo se desmancha mesmo no ar. Acompanhemos os próximos “capítulos” desse que mais está parecendo com aqueles faroestes italianos onde todos morrem ao final.


Responses

  1. Cara Mariazinha, o castelo montado por lula só se mantinha por seu extraordinário talento intuitivo de articulador… Agora…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: