Publicado por: blogdamariazinha | 04/08/2011

O filho bastardo da União: o Espírito Santo

Eis aqui o retrato do filho bastardo da União: o Estado do Espírito Santo

O Espírito Santo acaba de tomar mais uma rasteira do governo federal. Dessa vez a perpetradora do ato infame foi a Petrobras.

O ato: Adiada a implantação do Polo Gás-Químico de Linhares. Iria entrar em operação em 2015 e, agora, só, somente só, em 2017.

Não bastassem a falta de investimentos na infra-estrutura federal em terras capixabas (rodovias, portos e aeroporto), não fosse suficiente sermos sempre os últimos colocados nos investimentos dos recursos orçamentários federais, não alegres em nos ameaçar com a perda de recursos dos royalties, do ICMS e Fundo de Participação dos Estados (FPE), agora até isso?

É nisso tudo que está resultando a tal da relação especial que ao longos do período Lula-Hartung Gomes, que supostamente seria mantida no período Casagrande-Dilma.

Seria risível, não fosse assim tão grave, a declaração do senhor Márcio Félix, secretário estadual de desenvolvimento e funcionário da própria Petrobras, de que “o mais importante é que a Petrobras não desistiu do projeto, mas optou por APENAS ADIAR” (grifo meu).

Como pode a empresa, que do Espírito Santo retira a segunda maior quantidade de petróleo e gás de nosso país, atrás apenas do Rio de Janeiro, privilegiar outras unidades da Federação com projetos e aqui ficarmos a míngua?

Vale destacar, como dias atrás chamou a atenção, se não me engano, a Coluna Victor Hugo, sempre com suas certeiras espetadas, que a Petrobras quase nada investe em terras capixabas também em projetos sociais e culturais. Será que só servimos para fornecer petróleo bruto, nada mais?

O humilhante tratamento que a nós tem sido dispensado merece retaliação, merece vozes ousadas que, em órgãos e instituições de representação política e social, se insurjam contra esse tipo de tratamento. Não é possível aceitar esse tipo de acinte calados.

Já ia me esquecendo: como compensação por tudo isso que não faz pelo Espírito Santo o governo federal vai inaugurar o puxadinho no nosso aeroporto até o final desse mês, segundo li em algum lugar. Já havia, ainda no governo Lula, ampliado o setor de esteiras de bagagem do aeroporto, passando de uma para duas. Grandes iniciativas, compensam tudo o que não fazem no resto, devem achar eles.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: