Publicado por: blogdamariazinha | 02/08/2011

Nova Política Industrial está chegando. O que aconteceu com as velhas?

Olha o Lula aí fazendo o que mais gosta, falando aos borbotões. Provavelmente, também nesse ato de 2008, falou que nunca antes na história desse país.... Em 2004 já havia lançado outra política, nada se fala, entretanto, dos resultados alcançados por essas, o negócio é só dar impressão de que o governo faz alguma coisa. Factóide puro. Produção de escândalos e de factóides em cativeiro, especialidade desses dois governos, Lula e Dilma.

Deve ser lançada hoje – com pompa e circunstância, como convêm a um governo com tantas dificuldades, ainda mais num mundo bastante agitado pelas dificuldades europeias e dos Estados Unidos – a “Nova Política Industrial”.

Segundo li no Blog do Luís Nassif ontem “A nova Política Industrial – a ser anunciada amanhã pela presidente Dilma Rousseff – fundou-se nos seguintes conceitos:
1. Um diagnóstico de situação internacional preocupante, com excesso de liquidez, a política monetária norte-americana e a recessão mundial gerando excedentes mundiais de toda espécie.
2. Mercado interno pujante e commodities em alta, apreciando o real e expondo a indústria manufatureira brasileira a uma concorrência predatória.
A política industrial pretende investir pesadamente em instrumentos de fomento às exportações de manufaturados. Valer-se-á da desoneração fiscal, desburocratização e acesso a crédito.
Haverá atenção especial aos setores mais impactados e grandes geradores de emprego. Poderá haver desoneração parcial da folha (para esses setores), inclusive como experiência para uma ampliação futura da desoneração.
Haverá o fortalecimento do conteúdo nacional como diretriz geral para qualquer incentivo fiscal. E também incentivos à inovação.
O acordo demorou a sair, entre os Ministros, devido aos estudos sobre os impactos fiscais da medida.” (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/principios-da-nova-politica-industrial)

Tudo muito “belo e bacana”. O diagnóstico, presente nos dois primeiros itens, não parece apontar para nenhuma autocrítica, nem o senhor Nassif iria fazê-lo, ele enxerga o mundo em preto e branco, e para ele questionar Dilma ou Lula é ajudar os tucanos. Direito dele.

As propostas, que estão nos três parágrafos seguintes, são bastante óbvias e, mais uma vez, o governo age como se nada tivesse a ver com o passado dos últimos oito anos de nosso país.

No fim, como se fosse um Pravda Virtual(para quem não lembra o Pravda era o jornal do Partido Comunista da União Soviética que apontava a linha oficial da política do país), o senhor Nassif justifica a demora para o aparecimento da nova política industrial por uma disputa entre ministérios acerca de questões fiscais, mais não fala, devia estar com pressa.

No entanto fiquei pensando – e nos jornais capixabas de hoje não consegui localizar nenhuma matéria sobre esse possível lançamento da Nova Política Industrial (aqui também, talvez, uma lembrança dos tempos leninistas com a sua Nova Política Econômica) – sobre o que aconteceu com as outras políticas industriais que o governo Lula lançou? Quais os seus resultados? Quais as dificuldades? Um balanço do seu desenrolar pelas regiões do país e por aí vai.

Para quem não lembra o governo Lula, até onde eu consigo lembrar, lançou duas políticas de caráter industrial: a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE – lançada em 2004) e a Política de Desenvolvimento Produtivo (lançada em 2008).

Esse governo, no entanto, como uma continuação do anterior, não gosta de apresentar resultados, gosta, isso sim, de fazer barulho e demonstrar um certo “ativismo governamental”. Isso é ainda mais significativo quando temos uma crise se acabando nos Estados Unidos e a Europa prostrada por dívidas e dúvidas. Mostra que nós, sim, podemos, que nós, sim, somos os caras e por aí vai nesse discurso aberto ou de mensagem subliminar, de que está tudo bem com o país, que o governo maneja tudo com correção e facilidade.

Factóide é isso. A cara de Lula que vai, aos poucos, se tornando, também, a cara de Dilma.

Dessa política não achei foto do lançamento, apenas de um documento. De todo modo serve para lembrar e mostrar que existiu um dia. Quais os resultados? Ninguém sabe, ninguém viu.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: