Publicado por: blogdamariazinha | 02/08/2011

“Filho de peixe, peixinho é” ou “Quem sai aos seus não degenera”: o mais novo caso de Roseana Sarney

É, como diz o ditado, quem sai aos seus não degenera. Esse é o caso com a Senhora Roseana Sarney envolvida, agora, com denúncia de corrupção na construção de hospitais, logo ela que tantos problemas de saúde tem.

Leio na Revista Istoé, algo que passou “batido” pela imprensa capixaba e até mesmo por boa parte da imprensa nacional, uma matéria com denúncia sobre o programa “Saúde é Vida” do governo de Roseana Sarney, naquele estado tão infeliz – pelo quase eterno domínio dos sarneys – que é o Maranhão.

O projeto, com dois anos de “idade”, tem cumprido apenas 12% do seu cronograma, com um desembolso de mais de R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais) e, como afirma a matéria da Revista, “corre o risco de virar mais um imenso monumento à corrupção”.

Essa acusação-denúncia tem por base relatório da Procuradoria de Contas daquele estado que, entre outros problemas, “acusa o governo de fraudar o processo licitatório, pede a devolução de parte dos repasses e a aplicação de multa ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, cunhado da governadora”, mais ainda, revela, com base em denúncia do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, “um cipoal de irregularidades e mostra como o governo beneficiou empreiteiras que depois abasteceram o caixa de campanha do PMDB com mais de R$ 2 milhões”.

As denúncias da matéria prosseguem num cipoal de confusão entre o público e o privado, favorecimento de empresas, caixa de campanha e por aí vai. A matéria pode ser conferida no endereço: http://www.istoe.com.br/reportagens/149037_OS+HOSPITAIS+DE+ROSEANA+NA+UTI

Isso, por um lado, vindo de uma governadora que tantos problemas de saúde já teve na vida, precisando tanto de um sistema de saúde que funcionasse, mas, claro, pela riqueza acumulada pela família, sempre utilizou instalações de primeira qualidade, é surpreendente. Como permitir – ou até mesmo patrocinar – esse tipo de desvio? É, com toda certeza, um crime hediondo.

Por outro lado, sendo ela filha de quem é, essa atitude em nada surpreende, infelizmente. Com José Sarney, com toda certeza, Roseana aprendeu a se locupletar com os poderes públicos, com José Sarney, com exemplos práticos dentro de casa, descobriu as “maravilhas” que pode-se obter ao manejar o poder, e os benefícios que proporciona, aos corruptos de plantão, com José Sarney, com um cotidiano de ações vis, percebeu que na falta de Justiça e no controle do governo, estabelece-se a possibilidade de usufruto privado dos poderes públicos.

Com José Sarney, enfim, aprendeu a se aliar a quem de interesse for, sempre com o intuito de manter o poder, qualquer pedaço disponível, para dele se aproveitar.

De Rosena Sarney, coisas como essa que a Revista Istoé denuncia, não são mesmo de surpreender. Falta-lhe consciência ética, falta-lhe exemplo moral, falta-lhe o senso de justiça, falta-lhe, por fim, punição, coisa que ela, e boa parte de sua família, já, há muito, deveriam ter tido.


Responses

  1. Cobra não gera lagartixa…

    • E isso aí também Ronald, acabei me esquecendo desse. usarei para um outro post com toda certeza. Abraços.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: