Publicado por: blogdamariazinha | 01/08/2011

O governo Dilma diz que “vai pra cima de casos de corrupção”, por que será que não consigo acreditar nisso?

Gilberto carvalho, secretário-geral da Presidência, anuncia que o governo Dilma vai pra cima dos corruptos. Espero que sim, mas, infelizmente, não acredito.

Leio tanto em A Gazeta (página 23), quanto em A Tribuna (página 22) que o governo vai “cair matando” nos casos de corrupção. Assim afirmou o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência.

Eu sinceramente torço para que isso aconteça mesmo, eu acho que a Presidente Dilma marcaria a sua atuação e sua reputação histórica se assim o fizer. Infelizmente, no entanto, não acredito nisso. Para mim, esse ministerial discurso não passa de retórica para a plateia, para o distinto público.

Alguns de imediato dirão: claro, você (como o Ministro Jobim, não consigo resistir) votou no Serra, você já foi deputada estadual pelo PSDB, seu filho Luiz Paulo é, até hoje, um dos líderes do PSDB, você não gosta de Lula, nem de Dilma, muito menos do PT e dos petistas.

Quase todas as afirmativas acima são verdadeiras. Não gosto mesmo de Lula, apesar de reconhecer alguns feitos de seu governo; sobre Dilma, apesar da péssima impressão de sua campanha (voltaremos ao tema abaixo) e de discordar de algumas medidas de seu governo, ainda não tenho impressão formada; o PT não gosto nem desgosto, apenas não tenho mais respeito algum por essa instituição depois de anos bradando contra tudo e contra todos, faz mais – de pior – do que em todos criticava; sobre os petistas quem sou eu para conhecer tanto assim para fazer uma crítica geral, claro que não gosto de José Dirceu, João Coser, Antonio Palocci, Ideli Salvatti e tantos outros, mas de alguns poucos, como Iriny Lopes, conservo a admiração pela luta e coerência.

Dito isso, volto ao tema.

Não acredito nessa “faxina”, pois foi com essa base sustentada por verbas orçamentárias (e extra-orçamentárias) e cargos públicos comissionados nomeados aos borbotões que o governo Lula se montou, conseguiu sobreviver ao mensalão, conseguiu montar a base de apoio eleitoral a candidatura de Dilma e que, desde janeiro desse ano, ela governa o país.

Ao meu juízo, se ela tiver coragem de procurar fazer o que se propõe, de afastar essas deletérias pessoas e partidos que se locupletam em seu governo, que constroem essa República dos Estados Unidos de Bruzundanga, no pior do melhor estilo de Lima Barreto, seu governo não chegará ao fim.

Se ela realmente quiser realizar essa recomposição não poderá operar seu sistema de apoio político com partidos como o tal Partido da Reprivada, oops, República (PR), com boa parte do PMDB, a parte que apoia o seu governo (tipos como José Sarney, Renan Calheiros, Romero Jucá etc), com esse tal PCdoB, macomunado com Ricardo Teixeira e com construtoras para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além de escandalosas verbas direcionadas para ONGs de seus filiados, e com boa parte de sua base.

Esses partidos, essas pessoas desses partidos, foram acostumados ao longo do governo Lula com essa espúria relação e dificilmente aceitarão mudar o jogo.

É por isso, sem querer entrar no mérito se a presidente Dilma quer ou não quer fazer essa tal faxina e que o seu governo irá pra cima dos corruptos e da corrupção, que não acredito que isso irá acontecer.

Vamos esperar pra ver. Seu governo, com toda certeza, irá ter inúmeras oportunidades para combater corruptos, e a corrupção. Vamos ver se esse discurso era retórica vazia e demagógica ou se Dilma está jogando à vera.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: