Publicado por: blogdamariazinha | 01/08/2011

Criado o Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção, meus parabéns por esse importante passo

No longo caminho que temos para um eficaz combate à corrupção demos um passo importante com a criação do Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção. Parabéns a todos os envolvidos.

No final da semana passada, mais exatamente na quinta-feira, dia 28 de julho, o Espírito Santo ganhou o Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção.

A iniciativa foi, como várias nesse campo, desse meninos – me permitam o tratamento de intimidade, apesar deles não serem assim mais tão meninos – da Transparência Capixaba e foi recebida, acatada e implementada pelo governador Renato Casagrande, que merece o reconhecimento e as congratulações pela iniciativa.

O Conselho servirá, conforme pude conferir na imprensa, para a elaboração de propostas de políticas públicas preventivas de combate à corrupção.

Isso é extremamente importante e inovador, recorrer a integração de esforços entre instituições governamentais e da sociedade civil organizada – nele estarão representantes do Poder Executivo, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo e do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e de diversas entidades, entre as quais podemos destacar a própria Transparência Capixaba e da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Espírito Santo.

Coisas a fazer, como os fatos sobejamente nos demonstram, obviamente não faltam. Esse Conselho, com toda certeza, já nasce com a pauta cheia e muito o que estudar, pensar e propor.

Esse é o seu maior desafio, não se deixar paralisar, não se deixar enfronhar num mundo de desafios e não escolher aqueles que precisam o mais urgentemente ser enfrentados. Para isso, apesar de possíveis reclamações, aqui ou ali, será necessário fazer escolhas entre o urgente e o emergente, entre o fundamental e o importante, entre o que é possível fazer agora e o que se pode fazer adiante. Não são escolhas triviais e os conselheiros devem, para elas, estar preparadas.

Termino, no entanto, com palavras de otimismo e confiança. Demos, todos nós cidadãos capixabas, um grande passo na permanente luta contra a corrupção. De parabéns estão a Transparência Capixaba pela luta constante e pela proposta em si, as entidades participantes do Conselho por aceitarem o desafio e o governador Renato Casagrande por ter encampado a iniciativa.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: