Publicado por: blogdamariazinha | 28/07/2011

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: os dilemas econômicos da dupla Dilma-Mantega

Os dilemas econômicos da dupla Dilma-Mantega são complicados. Será que terão capacidade de resolver? Alguma consequência negativa para a sociedade brasileira, com certeza, vamos ter.

O governo de Dilma Rousseff, conforme apontam todas as evidências, se encontra diante de um dilema, talvez sem solução, que ao menos lhe causará grandes dificuldades.

De modo bastante sincero muitos economistas têm falado da falta de solução para esse dilema quase hamletiano: câmbio (dólar) x inflação.

Vale dizer que essa situação foi também construída ao longo do tempo, por questões internacionais, como a crise americana e europeia, mas muito por ações ou inações do governo federal.

Lula, ao longo dos seus oito anos de poder, foi mestre em postergar soluções que tivessem impacto negativo na estranha base de sustentação que montou, sustentada por uma estruturação de um capitalismo cartorial de grandes empresas amigas com migalhas sendo oferecidas aos setores mais pobres da população e cargos e emendas parlamentares (além de mesadas) sendo oferecidas a tal base de apoio do governo federal.

Agora temos uma situação onde a inflação está alta (e sem perspectiva de baixar, até pelo contrário de subir um pouco mais), os juros estão altos, o câmbio deprimido, os gastos públicos crescentes (e com aumentos expressivos contratados para os próximos anos: aumento de 14% para o salário mínimo no próximo ano e gastos para Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 nos próximos, por exemplo), setores expressivos da indústria ameçados pela concorrência dos chineses e muitas coisas mais.

Como o governo vai resolver a situação? Não sou economista e nem eles parecem ter muitas ideias sobre o que fazer. De uma coisa tenho certeza: o governo tem a obrigação de tentar nos retirar dessa enrascada com o mínimo de perdas possível. Alguma perda, com toda certeza, irá acontecer. Resta saber quando e como.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: