Publicado por: blogdamariazinha | 25/07/2011

Massacre ou terror: na Noruega houve um crime bárbaro a resposta foi a bela Marcha das Flores

A linda resposta dos noruegueses ao bárbaro ataque sofrido na sexta-feira, dia 22 de julho, foi a linda e emocionante Marcha das Flores de hoje. Atenção aos extremismos políticos é requerida, Lá ou cá.

Não vou entrar na discussão acadêmica – e nesse momento até mesmo um pouco bizantina – se o que aconteceu em Oslo, capital da Noruega, no último dia 22 de julho, foi um ato de terror ou um massacre. As distinções entre ambos são muitas vezes e em vários pontos claras e objetivas e, em outros momentos e aspectos, um pouco nebulosas. Terror ou massacre digo que foi um ato de bárbarie.

Os noruegueses, em número de 100.000, responderam hoje ao bárbaro ato de violência que sofreram na sexta-feira com uma belíssima homenagem a todos os que sofreram: a marcha das Flores, como já foi denominada.

Na sexta-feira, o norueguês Anders Behring Breivik explodiu um carro bomba e, na sequência, se dirigiu a um comício de jovens do Partido Trabalhista Norueguês, que estavam em uma ilha relativamente próxima ao local do atentado, e massacrou inúmeros deles.

Os números de mortos ainda são incertos. Já se falou em mais de noventa, agora a polícia norueguesa fala setenta e seis.

Sejam quantos forem esse foi um crime bárbaro. O autor já teve prisão de oito semanas decretada, sendo possível, ainda, uma extensão.

Ele já admitiu o crime diante do juiz mas, supremo absurdo, negou-se a se declarar culpado. Deve achar que algum bem fez. Mente perversa, seja por fatores que forem, que justifica a morte de inocentes.

A suspeita é de um atentado com características políticas. Anders Breivik já foi filiado a um partido político da extrema-direita norueguesa. Saiu em 2006, segundo consta, mas, ao que parece, só radicalizou suas ideias extremistas de lá para cá.

O argumento dele para realizar esse bárbaro crime, segundo li em algum lugar esses dias, é contra a imigração islâmica para o país. Como o partido do governo é o trabalhista, e esse tem uma visão mais aberta da imigração, seria “natural”, dentro dessa visão doentia, descarregar a sua fúria contra os trabalhistas. Governo e movimento jovem.

A punição para esse bárbaro criminoso deve ser a mais dura possível. Conservá-lo na prisão por muito, muito tempo é o que se espera.

Mais do que isso, no entanto, devemos sempre ficar atentos, em qualquer país do mundo, inclusive no nosso, contra visões extremadas do jogo político que aceitam e / ou estimulam a violência contra os oponentes / adversários.

Se pensarmos que isso aconteceu num país que em todo o ano passado teve cerca de 30 homicídios, não será de espantar o choque em que os noruegueses se encontram. A eles toda a solidariedade.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: