Publicado por: blogdamariazinha | 23/07/2011

Toffoli, ministro do STF, não sabe o que é conflito de interesses

Será que com essa ilustração o senhor Dias Toffoli consegue entender o que é conflito de interesses?

O editorial de hoje da Folha de S. Paulo nos chama a atenção, mais uma vez, para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli.

A ascensão desse jovem de apenas 43 anos, na época de sua chegada ao Supremo tinha apenas 41, já foi em si algo surpreendente.

A visão de sua nomeação a cargo dos mais relevantes da República com tão pouca idade foi vista por muitos, inclusive por mim, como uma compensação dos serviços prestados por esse senhor ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. A questão fundamental, portanto, não foi competência e preparação para o cargo e sim amizade e proximidade, típico de Lula.

Dias Toffoli é, segundo o seu currículo na página do STF (http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=sobreStfComposicaoComposicaoPlenariaApresentacao&pagina=diastoffoli) tão somente bacharel em Direito, não possui nenhuma pós-graduação, nem publicação de livro, apenas artigos e apresentações de livros, e, mesmo aqui, apenas 12.

A vida profissional de Dias Toffoli é, quase, toda ligada ao PT e instituições “amigas”.

Foi consultor jurídico de departamento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de 1993 a 1994, ainda em 1994 transferiu-se para o cargo de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de 1991 a 1995 atuou, também, como advogado em São Paulo, de 1995 a 2000 foi assessor jurídico da liderança do PT na Câmara dos Deputados, em 2001 foi chefe de gabinete da Secretaria de das subprefeituras do município de São Paulo na gestão de Marta Suplicy, de março de 2001 a dezembro de 2002 foi advogado sócio do escritório “Toffoli e Telesca Advogados Associados S/C”, de 1996 a 2002 foi professor da UNICEUB, de janeiro de 2003 a julho de 2005 foi subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, de agosto de 2005 a fevereiro de 2007 foi advogado sócio do Escritório “Toffoli e Rangel” Advogados, advogado-geral da União de março de 2007 a outubro de 2009, e desde 23 de outubro de 2009 é ministro do STF. Alguma dúvida?

Mas o pior, ainda está por vir. Ou estava e já veio.

Em junho desse ano, conforme descobri no editorial da Folha de S. Paulo de hoje, o senhor Dias Toffoli participou do casamento do advogado brasileiro Roberto Podval na deliciosa ilha de Capri. Veja fotos dessa linda ilha italiana no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Capri_(ilha).

Qual o problema do senhor Dias Toffoli participar de um casamento na Ilha de Capri? Ele, como qualquer cidadão, tem liberdade de ir e vir.

Tudo bem que ele tenha faltado a um julgamento do STF. Isso pode acontecer com qualquer trabalhador. Ele avisou ao Supremo que iria se afastar para participar do convescote.

Existem, na verdade, dois grandes problemas, segundo nos informa o editorial da Folha.

O noivo atua em dois processos que o senhor Dias Toffoli é relator no STF.

Além disso, segundo informações conseguidas pela Folha, todas as despesas dos convidados foram bancadas pelo nubente. Três dos convidados confirmaram essa informação ao jornal.

Pior, o senhor Dias Toffoli, confrontado para informar quem havia custeado sua participação, a assessoria do ministro se negou a dar a informação com o singelo argumento de o senhor Toffoli “se reserva o direito de não fazer qualquer comentário sobre seus compromissos privados”.

Privado seria, senhor ministro, se não existisse a possibilidade – bastante aparente – de conflito de interesses.

O senhor Toffoli, com certeza, dada a sua trajetória histórica e sendo o seu padrinho quem é, não tem a menor ideia do que seja conflito de interesses. Como pode alguém assim ser ministro do Supremo Tribunal Federal é o que me intriga.


Responses

  1. AGORA, VAMOS AGUARDAR O JULGAMENTO DOS PROCESSOS DOS PLANOS ECONOMICOS CUJO RELATOR É O SR. TOFFOLI.ESPERO QUE ELE NAO TENHA NENHUM AMIGO ÍNTIMO BANQUEIRO, POIS NESSE CASO, OS MILHÕES DE POUPADORES SERÃO PREJUDICADOS


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: