Publicado por: blogdamariazinha | 19/07/2011

Um escândalo que se aprofunda e deve nos ensinar muito: News of the World

Essa foi a última capa do News of the world. Era enganadora. Diz ali que dá um triste, mas orgulhoso, adeus. Orgulhoso? Como poderia ser com um fim melancólico e criminoso como esse?

Esse escândalo envolvendo o extinto jornal inglês “News of the World”, do multimilionário Ruperth Murdoch, está assumindo proporções cada vez mais devastadores.

Já perderam seus cargos os comissário e subcomissário da Scotland Yard, respectivamente Paul Stephenson e John Yates.

Além disso, apesar de – ao menos por enquanto a polícia não estabelecer ligações entre os fatos – morreu o jornalista Sean Hoare, que foi o denunciante do esquema de grampos que o jornal mantinha – em conluio com a polícia – para “xeretar” a vida de políticos e celebridades.

Espera-se, por evidente, uma investigação das mais rigorosas do episódio como um todo, mas, também, da morte do jornalista. Esse é um tipo de caso sobre o qual não pode, não é aceitável, que paire nenhum tipo de suspeita, a menor que seja.

Além disso deve ser estudado com muita atenção tanto pela academia quanto pelas próprias empresas de comunicação para que não caiam na tentação de atalhos para se conseguir informações. A imprensa, que tem papel fundamental na construção de uma sociedade democrática, deve ser a maior fiadora da legalidade política, tanto no seu discurso, quanto nas suas práticas.

Nenhum tipo de obstáculo deve ser colocado no trabalho da imprensa, garantias de liberdade e sigilo de fonte devem ser escrupulosamente mantidas e observadas, mas a imprensa, em contrapartida aos direitos que tem para exercer o seu trabalho da forma mais completa e livre possível, deve se comprometer com práticas éticas na busca da informação, sejam elas de interesse público ou de interesse do público, que como sabemos são coisas diferentes, mas do âmbito de interesse dos veículos de comunicação.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: