Publicado por: blogdamariazinha | 19/07/2011

Corrupção no Ministério dos Transportes / DNIT foi transformada em estrutural e endêmica

O governo Lula transformou o Ministério dos Transportes e o DNIT em locais de corrupção estrutural e endêmica. Vergonha total.

Não há dia que passe, desde que foi desvendado o fio do novelo da corrupção no Ministério dos Transportes / DNIT, para que novas denúncias de corrupção naquelas instituições públicas sejam reveladas.

Como diz o dito popular: “quanto mais mexe, mais fede” ou “pra onde se olha, se encontra alguma coisa”.

Isso é obra do estilo populista-demagógico de Luís Inácio Lula da Silva. Mais uma “grande” realização de seu governo, continuado, claro, pela sua sucessora.

Foi ele, Lula, que abriu as portas para que os partidos de sua base de apoio concentrassem as estruturas ministeriais em suas mãos, e que mãos. As tais das “porteiras fechadas”. O ministério tal é do partido tal e assim foi feito com todos os ministérios. O presidente, claro, no caso atual, a presidente, tem, também, os seus ministérios.

Esse Ministério dos Transportes / DNIT só tem uma solução: passar por uma limpa geral, tirando de lá todas as pessoas que por ali estiveram nos últimos oito anos e sete meses, desde que Lula assumiu. É preciso implantar uma administração técnica – com estritos controles internos e externos – para limpar as práticas escusas e depois, chamar o gerenciamento político de volta, mas nunca, como fez Lula, com “porteiras fechadas”, e sempre com pessoas de ilibada reputação e não irrigada repetição.

Além disso, me parece claro, a necessidade da convocação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por parte do Congresso Nacional ou pelo menos do Senado, para apurar toda essa bandalheira que – pelas evidência e o já comprovado – corre solta naqueles organismos públicos.

Interessante notar a indignação dos parlamentares da base governista como o senhor senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) que, agora, acha o DNIT / Ministério dos Transportes “uma esculhambação”.

Na imprensa local esses parlamentares capixabas demonstram uma indignação que nem oposicionistas mais duros ousam revelar, quando chega lá no Congresso Nacional votam tudo o que quer o Palácio do Planalto. Vamos ver se esses senadores capixabas, no caso os três, vão assinar o pedido de criação da CPI, para a qual, por sinal, faltam apenas quatro assinaturas.

A “famosa” senadora Ana Rita Esgário (PT-ES) não deve assinar, claro. Governista de carteirinha. Para ela, como para os petistas de modo geral, corrupção só no governo dos outros e CPI é coisa de quem está na oposição.

O senador Magno Malta, sobre quem já começam a aparecer dúvidas, suspeitas e acusações, deve, se quer se mostrar acima de quaisquer suspeitas, assinar a criação da CPI. Será que terá tal desprendimento ético? Vamos ver.

O senador Ricardo Ferraço, depois da declaração de que “é uma esculhambação”, tem obrigação moral e política de assinar a convocação da CPI. Vamos ver se joga para a plateia ou se quer se afirmar como um político que honra a palavra dada.

Aqui no Espírito Santo, conforme matéria do jornal A Gazeta de hoje, a suspeita de corrupção no DNIT se apresentou com a milionária e sem licitação obra que ainda está sendo feita na estrada do Contorno. Seis quilômetros de pista por R$ 66.900.000,00 (sessenta e seis milhões e novecentos mil reais), sem licitação. Como pode?

O que continua a me surpreender nisso tudo – como já disse em post outro dia – é a ausência dos órgãos de controle interno (CGU) e, principalmente, externo (TCU e MPF) para descobrir e denunciar essas falcatruas todas. Por onde andam? O que fazem?


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