Publicado por: blogdamariazinha | 18/07/2011

Preços abusivos em obras publicas: e a desculpa é a incompetência

Enquanto isso os porquinhos vão só mamando nas prefeituras....

A matéria de destaque do jornal A Gazeta de hoje, de certa maneira repercutindo o escândalo que está acontecendo no Ministério dos Transportes, fala sobre “a farra de gastos das obras públicas”.

Somente em cinco projetos destacados os gastos superiores ao que estava previsto foi de R$ 73,1 milhões.

Muito interessante, no entanto, a justificativa das prefeituras para o reajuste dos valores do contrato, quase todas perto do limite de 50%permitido pela legislação: projetos básicos que não previam situações possíveis.

Os envolvidos destacaram problemas de chuva (como se a ocorrência de chuvas aqui no Espírito Santo fosse algo totalmente fora do normal) e de solo (como se não conhecessemos as terras sobre as quais estamos alojados).

O nome disso, em bom português, é um só: incompetência.

Além da incompetência podemos juntar também a incúria e a irresponsabilidade com os bens e dinheiros públicos. Será que podemos falar em corrupção? Se pudermos, estamos falando dela em sentido estrito ou geral?

Todos esses fatores causais para esses sobrepreços, penso eu, são criminosos pelo que representam de desperdício e de gasto extraordinário para uma sociedade ainda tão carente em vários aspectos.

Além de tudo isso, como também bem destaca a matéria, existe a demora acima do prazo para a realização das obras. Mais uma vez os culpados são fatores não previstos, ou feitos de forma incorreta, no projeto básico.

O nome desses projetos deveriam ser projetos incompetentes e não básicos, não têm a capacidade básica de acertar, nem por aproximação, o preço e o tempo da obra. Servem pra que então?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: