Publicado por: blogdamariazinha | 18/07/2011

Pauta trancada na Câmara, e o governo Dilma tem lá maioria esmagadora

Enquanto isso o governo Dilma tem congressofobia, camarafobia e senadofobia.

É interessante notar o pavor que esse governo tem do Congresso Nacional.

Na Câmara dos Deputados a maioria que lá tem é esmagadora. Dos 513 deputados a oposição é uma pequena parcela. O PSDB tem 53 deputados, o Democratas 43, o PPS 12, o PSOL 3 e o PV, que não sei se é de oposição, independente ou se já virou governista, 14. Na melhor das hipóteses, incluso o PV, são apenas 125. O governo tem, portanto, 388 deputados.

Essa maioria esmagadora permitiria ao governo, se tivesse alguma unidade política ou programática, aprovar, inclusive, emendas à Constituição.

Como a unidade nesse esquemão palaciano se mantem a base de verbas, cargos e sabe-se lá mais o que, o governo, na verdade, está em pânico na sua relação com o Congresso Nacional de modo geral e a Câmara dos Deputados, de modo específico.

Não por outra razão o governo Dilma conseguiu algo que nunca antes na história desse país havia acontecido. Nem Lula, seu chefe e mentor, o homem do “nunca antes na história desse país…”, conseguiu tal proeza.

A proeza foi a de conseguir trancar a pauta de votações da Câmara dos Deputados durante todos, repito todos, os dias do primeiro semestre.

Como não controla asua base o governo teme que ela aprove, entre outras coisas, o Código Florestal, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 e a PEC 300, que aumento salários de policiais militares.

Como nunca conseguiu, nem sequer quis, estabelecer uma relação política com seus apoiadores, preferindo adquirir os votos, como já disse alguém que não lembro, na “bacia das almas”, o governo não consegue ter o mínimo controle da base quando essa, por quaisquer razões, resolve ir contra os palacianos desejos.

Por causa disso usa, então, dessa estratégia de paralisar o funcionamento da Câmara dos Deputados. Até quando suas excelências federais permitirão essa usurpação de suas funções é algo que teremos que esperar para ver.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: