Publicado por: blogdamariazinha | 15/07/2011

Mais um bom exemplo que Itamar Franco nos deixa

Itamar e suas filhas, mais um bom exemplo para o país.

Gosto muito de Itamar Franco. Seu jeitão um pouco desabrido e sincero combina com meu estilo, acho eu. Além disso, claro, penso que, apesar de todas as suas idiossincrasias, ele foi um grande presidente desse país. O melhor que esse país já teve desde a redemocratização em vários aspectos, especialmente no quesito ética.

Itamar Franco teve a completa noção do problema político que o país vivenciava em 1992 com o impeachment de Fernando Collor de Melo e convidou para o seu governo todas as forças políticas. Desde o então Partido da Frente Liberal (PFL) até o Partido dos Trabalhadores (PT). O PT, claro, exclusivista como sempre, não aceitou e teve que afastar de seus quadros a hoje deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) que, à época, assumiu o cargo de ministra da Administração, se não me engano.

O líder de seu governo na Câmara dos Deputados era o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), na época deputado por Pernambuco, político dos mais admiráveis que esse país tem.

Itamar reagia ao comportamento dos ministros e outros assessores com a indignação dos sinceros. Já citei mais de uma vez aqui no Blog o caso do Ministro Henrique Hargreaves que precisou se afastar do cargo para que denúncia contra ele fosse apurada, e, depois de inocentado, retornar ao cargo.

Itamar, diferente da grande maioria dos políticos de hoje, não se enriqueceu na política. E vejam que foi prefeito de Juiz de Fora, duas vezes, senador, três vezes, governador de Minas Gerais, uma vez, e presidente da República por também uma vez.

Meu encantamento mais recente com o político, e cidadão, Itamar Franco vem de um artigo do jornalista e escritor Fernando Molica – intitulado As discretas filhas de Itamar Franco – onde ele nos lembra, ao menos a mim lembrou, que Itamar tem duas filhas, Juliana e Georgiana.

Elas diferentes dos filhos de inúmeros dos nossos presidentes do período da redemocratização, especialmente do senhor Lula da Silva, não se beneficiaram do poder, não se locupletaram, não conseguiram passaportes diplomáticos, não ficaram andando de aviões da Força Aérea Brasileira, não abriram pequenas empresas que do dia para noite se transformaram em mega empreendimentos, não compraram grandes fazendas, nem ficaram aparecendo na mídia para criar factóides para o pai.

Itamar Franco e suas filhas estão de parabéns pelo belo exemplo que dão à nação. Todos nós podemos nos orgulhar de termos tido um presidente desse quilate, desse calibre ético. Parabéns Itamar, parabéns Juliana, parabéns Georgiana. O Brasil agradece o comportamento ético de todos vocês.


Responses

  1. Tudo que que foi dito aqui sobre o Itamar é pura verdade. Infelizmente, no tempo de suas realizações, de seu curto e eficiência governo, ele quase que diariamente alvo de preconceito da imprensa, que a toda instante tentava ridiculazá-lo, justamente pelo seu jeito sincero e simples. A ele foi negado quase tudo, até a autoria do plano econômico que quebrou o ciclo inflacionário. Aliás, a chamada grande imprensa não somente fez isso como atribuiu a FHC os louros que sempre foram na verdade do ex-governador mineiro. Ele não era adepto do elogio fácil e nem da vaidade narcisista de FHC. Ele não entregou a preço de banana grande parte do patrimônio nacional. Agora, os elogios da chamada imprensa, em vez de soar como reconhecimento, atestam a hipocrisia que reina sob o comando dos barões da grande mídia. É isso.

  2. Oi Dona Mariazinha,

    Parabéns pelo registro sobre o Itamar Franco.
    Como juizdeforano, posso testemunhar o espetacular político que era.
    Ainda não teve nenhum programa televisivo que o honrou com uma matéria à altura.
    Ele, assim como a senhora, são personalidades públicas que deixam saudades.
    Robert Detoni.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: