Publicado por: blogdamariazinha | 11/07/2011

Imprensa investigativa 10 x 0 Órgãos de Controle

O jornalismo investigativo está dando um banho nos órgãos de controle. O que fazem esses órgãos como os ministérios públicos e os tribunais de contas?

É triste, muito triste, reconhecer que os órgãos de controle nesse país funcionam, como diz o ditado popular “mal e porcamente”.

As evidências que abundam contra os tribunais de contas e os ministérios públicos, parecem apontar, para um encastelamento de interesses pessoais ou privatistas nesses órgãos que os impedem de realizar suas missões constitucionais.

Aferrados, além disso, a práticas administrativas ultrapassadas e a uma postura passiva esses órgãos tem sido o deleite dos corruptos e de todos os malfeitores (e mal gestores) de forma geral.

A imprensa investigativa, no entanto, tem sido, ela sim, a grande parceira da sociedade na busca do desvendamendo das falcatruas do poder, da corrupção e dos interesses escusos.

Não fosse essa imprensa não saberíamos do agora ex-ministro e atual senador Alfredo Nascimento e seus negócios estranhos (nesse caso a Revista Veja), não fosse a imprensa não saberíamos dos “talentos” para grandes negócios do filho do ministro Alfredo Nascimento (nesse caso o jornal O Globo), não fosse a imprensa não saberíamos das “capacidades” das empresas do ex-ministro, esse do governo Lula, e atual senador Eunício de Oliveira em ganhar licitações de limpeza na Petrobras (nesse caso o jornal O Estado de S.Paulo).

Se a imprensa conhece “descascar esses abacaxis” como não fazem isso os órgãos de controle externo? Nem falo dos órgãos de controle interno, pois esses em nosso país, de alto a baixo, não tem capacidade política real e efetiva, por falta de autonomia de seus dirigentes, de exercer um trabalho fiscalizador eficiente, mas os de controle externo deveriam fazer e não o fazem, qual o problema?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: